Imunidade e reincidência - COVID-19

Entenda o que é um passaporte ou certificado de imunidade - novo termo relacionado à COVID-19 que surgiu na mídia.

Recentemente um novo termo relacionado à COVID-19 surgiu na mídia – o passaporte ou certificado de imunidade.  E o que motivou essa nova definição foi a possibilidade de permitir a volta ao trabalho a quem pudesse demonstrar, via testes sorológicos, a imunidade contra o SARS-CoV-2.

Para explicar essa questão, vamos voltar um pouco e explicar sobre como a imunidade é construída. Quando o nosso organismo entra em contato com um vírus (ou outro patógeno) ao qual nunca esteve exposto antes, o objetivo inicial é controlar a infecção causada por esse vírus o mais rapidamente possível. E essa resposta é inespecífica ou seja, não exige a produção de qualquer substância. Essa resposta inicial é feita pela imunidade inata.

Paralelamente à ação da imunidade inata, o sistema imunológico começa a montar uma resposta mais específica, cuja função é a de eliminar totalmente a infecção, a chamada imunidade adaptativa. Para isso, esse sistema conta com duas células, B e T. Enquanto a célula B é a responsável pela produção de anticorpos, proteínas que se ligam na superfície do vírus para impedir a sua multiplicação, a célula T procura destruir o local onde o vírus se encontra.

Na prática, os testes sorológicos disponíveis para o diagnóstico de algumas doenças buscam saber se a pessoa que teve a infecção apresenta os anticorpos indicativos que o sistema imunológico funcionou frente ao vírus. Por conta disso surgiu o termo passaporte de imunidade.

Existem alguns estudos feitos e outros em andamento, nos quais se procura saber o motivo pelo qual algumas pessoas possuem a COVID-19 de forma assintomática ou com pouquíssimos sintomas; como alguém que teve essa doença vai se comportar frente a uma possível reinfecção; se a imunidade provocada pela doença é duradoura; entre outras.

Muitas questões para as quais infelizmente ainda não temos as respostas. Por esse motivo, os cientistas têm desenvolvido testes sorológicos cada vez mais assertivos, na busca dos que desenvolveram a imunidade e assim, poderem voltar ao trabalho.


Fleury. A gente cuida, você confia.
Para realizar os testes PCR e Sorológico no Fleury, agende online clicando aqui.