A infecção intestinal, ou gastroenterite aguda, é um quadro infeccioso que pode ser causado por vírus, bactérias ou parasitas e afeta órgãos do trato gastrointestinal, como o estômago e o intestino, levando, em geral, a diarreia e vômitos.
Converse sempre com seu médico e, para saber mais sobre o tema, continue a leitura.
Os sintomas de infecção intestinal podem variar, mas a maioria dos quadros se manifesta por diarreia e vômitos. Outros sintomas que podem estar presentes são:
Esses sintomas necessitam de atenção, especialmente em crianças e idosos, que são mais vulneráveis à desidratação e a outras complicações.
A maioria das gastroenterites agudas são causadas por vírus. São exemplos de vírus associados à condição:
Outros patógenos que podem levar à infecção intestinal são:
A transmissão da maioria dos patógenos que causam gastroenterite aguda se dá pela via fecal-oral, sobretudo pelo consumo de água ou alimentos contaminados.
O diagnóstico e o tratamento da infecção intestinal devem ser sempre feitos e indicados por um médico.
A maioria dos casos é de etiologia viral, autolimitada e requer apenas medidas de suporte, que incluem:
Em alguns casos medicamentos para alívio dos sintomas podem ser recomendados.
Na suspeita de infecção por bactérias ou parasitas ou em casos com sinais de alerta para maior gravidade, exames complementares podem ser solicitados para a pesquisa do agente e para excluir outras causas de sintomas gastrointestinais. Nessas situações, tratamentos específicos podem ser indicados.
Alguns cuidados podem auxiliar a prevenir a infecção intestinal:
Converse sempre com seu médico e, para localizar o laboratório mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma on-line.
Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem 2026 do Grupo Fleury
A pílula anticoncepcional é um método hormonal usado para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual. Conheça os tipos e possíveis efeitos colaterais.
O teste de paternidade identifica o vínculo biológico entre pai e filho por meio da análise de DNA. Saiba como o exame é realizado.
O HPV é uma IST que pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Veja como ocorre a infecção, formas de prevenção e tratamento.