Infiltração de corticoide: Como é feito, cuidados e onde fazer

Os corticoides são potentes anti-inflamatórios que ajudam a diminuir a resposta do sistema imunológico e proporcionam alívio temporário de sintomas como dor e inflamação. A infiltração de corticoide é um procedimento que pode ser aplicado em diferentes áreas da medicina, incluindo a dermatologia, e neste procedimento o medicamento é injetado diretamente no local a ser tratado.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.

Indicações

Essa técnica é utilizada para reduzir a inflamação local, aliviar dor e melhorar a função da região afetada. Deve ser feita sempre por um profissional habilitado para evitar um efeito negativo quando usado em estruturas já lesionadas.

Apesar de ser indicada para condições médicas que envolvem inflamação e dor localizada, também é muito utilizada condições como, alopecia areata (queda de cabelo focal), queloides e cicatrizes hipertróficas, eczema grave, lesões liquenóides entre outras doenças dermatológicas inflamatórias.

Vale lembrar que a decisão de realizar uma infiltração deve ser feita após avaliação médica detalhada, considerando os benefícios e riscos para cada paciente.

Como o procedimento é feito

Antes de iniciar a aplicação, é realizada a assepsia da região e também pode ser necessário aplicar uma anestesia local (em creme ou injetável). Em seguida, o corticoide é aplicado diretamente na área afetada da pele. O procedimento é feito com uma agulha fina e dura cerca de 15 minutos. Após a injeção, um curativo estéril pode ser aplicado.

Cuidados pós infiltração

Geralmente, os cuidados recomendados após a realização do procedimento são:

  • Evite esfregar, coçar ou tocar com força na área tratada para prevenir irritações ou infecções.

  • Se um curativo foi aplicado, siga as instruções do médico sobre quando e como removê-lo.

  • Evite exposição prolongada à água, como banhos demorados ou nadar, na área tratada para evitar o amolecimento do curativo.

  • Proteja a área tratada do sol usando roupas protetoras ou protetor solar, pois a pele tratada pode ser mais sensível aos raios solares.

  • Siga as instruções do médico quanto à aplicação de medicamentos tópicos, caso sejam prescritos.

  • Observe qualquer sinal de infecção, como vermelhidão excessiva, inchaço, secreção ou aumento da dor.

Onde fazer

Os dermatologistas do Fleury oferecem toda a segurança que você precisa para realizar uma infiltração de corticoide na sua pele. Referência em saúde há mais de 9 décadas, contamos com os melhores profissionais da região e nossos consultórios possuem toda estrutura necessária para a realização deste e de outros procedimentos dermatológicos.

Caso queira tirar suas dúvidas sobre a infiltração de corticoide, entre em contato conosco!

Outras dúvidas

A cirurgia dói?

Geralmente, a dor é mínima devido à aplicação prévia de anestesia local. Alguns pacientes relatam sensação de pressão ou desconforto momentâneo durante a injeção, mas essa sensação costuma ser suportável.

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

A curto prazo, podem ocorrer vermelhidão local, inchaço ou dor passageiros. A longo prazo, a pele pode afinar, apresentar mudanças de pigmentação ou formar vasos visíveis.

Quanto tempo leva para que os resultados da infiltração de corticoide sejam visíveis?

Os resultados da infiltração de corticoide podem variar, mas em muitos casos, melhoras podem ser notadas em poucos dias a semanas após a infiltração. A resposta pode ser gradual e mais lenta dependendo do quadro em tratamento.

Quanto custa a infiltração de corticoide?

Para saber o valor desse procedimento, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.