Dr. Celso Granato, nosso médico infectologista e diretor clínico, traz as principais atualizações sobre o novo coronavírus. Assista, entenda e compartilhe:
Saiba qual é a situação atual dos casos:
Como se prevenir?
Quando procurar um médico?
Devido ao excesso de informações compartilhadas sobre o coronavírus (SARS-COV-2), algumas dúvidas podem surgir, conheça os principais mitos:
Existe uma vacina disponível.
Mito. Até o momento não há vacina para o novo Coronavírus. O desenvolvimento de uma vacina já está em andamento e pode levar meses para ser concluída.
Para se proteger do Coronavírus você deve tomar óleos essenciais, água salgada, etanol, vitamina D, ozonioterapia, ou outras substâncias.
Mito. Essas práticas, além de poderem ser perigosas para a saúde, não protegem contra o Coronavírus. As melhores maneiras de se proteger contra são:
Pessoas que estão com o vírus, mas sem os sintomas não podem transmitir a doença.
Mito. Pessoas assintomáticas ou com poucos sintomas podem transmitir o vírus. Porém, a carga viral e o potencial de contagio são menores.
Animais domésticos podem propagar o Coronavírus.
Mito. Até o momento, não há evidências que animais domésticos como cães e gatos possam ser infectados com o Coronavírus. De qualquer forma, é importante lavar as mãos com água e sabão sempre que entrar em contato com os pets, devido a outras afecções.
Cuidados com a saúde da sua família
Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a situação da infecção pelo coronavírus (COVID-19) passou a ser uma pandemia (quando uma epidemia ocorre em vários lugares do mundo ao mesmo tempo), você, seus familiares e amigos passaram a receber e divulgar muitas informações, grande parte delas sem fundamento, aumentando a ansiedade e a busca por soluções nem sempre adequadas.
Ao realizar pequenas medidas preventivas de maneira coletiva, é possível proteger a saúde de todos. Mesmo que você não pertença ao grupo de risco, formado por idosos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas e pessoas em tratamentos especiais, é fundamental que faça a sua contribuição, não só para preservar a sua saúde, mas também a da sua família e de todos ao seu redor.
Ao espirrar, cobrir a boca com a dobra do cotovelo.
Cuide da sua saúde e de sua família, e caso sinta sintomas como febre, tosse, coriza ou falta de ar, fale com o seu médico de confiança.
O surgimento da infecção causada pelo coronavírus (COVID-19) trouxe o medo e a ansiedade para as pessoas de uma maneira geral. Tentar lidar com esses sentimentos pode ajudar a você e aos seus familiares a atravessarem essa fase de uma maneira menos intensa.
Quais são as recomendações para o isolamento domiciliar, nos casos suspeitos em situação clínica leve e estável?
Você sabe como utilizar a máscara da maneira correta?
As máscaras só são eficazes quando utilizadas em conjunto com a lavagem frequente das mãos:
Fleury. A gente cuida, você confia.
Para realizar os testes PCR e Sorológico no Fleury, agende online clicando aqui.
Com temas atuais e constantemente discutidos pela comunidade médica, o Fleury Med Podcast traz convidados renomados para lhe oferecer conhecimento médico de qualidade nas mais diversas especialidades.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.
Conheça mais informações sobre o imunizante para VSR em bebês