O vírus sincicial respiratório (VSR) causa doenças respiratórias graves em crianças pequenas e em idosos.
O vírus sincicial respiratório (VSR) causa doenças respiratórias graves em crianças pequenas e em idosos.
O VSR é um dos principais responsáveis por causar bronquiolite em recém-nascidos e bebês, enquanto nos idosos, além de doença respiratória grave, pode descompensar doenças pré-existentes, como cardiopatias, pneumopatias, diabetes, entre outras.
A Abrysvo® está licenciada para uso em gestantes entre 24 e 36 semanas e em pessoas maiores de 60 anos.
A vacina Abrysvo® tem eficácia de 70-80% na prevenção de hospitalizações de lactentes devido a doenças associadas ao VSR (tanto tipo A quanto tipo B) nos seis meses após o nascimento, enquanto nos maiores de 60 anos, a eficácia é de 75% na primeira temporada após a imunização.
Sim, é considerada segura. Os efeitos adversos mais comuns são reações locais (dor, inchaço e vermelhidão), indisposição e dor de cabeça.
A vacina é administrada em uma dose única, por via intramuscular.
Em idosos pode ser aplicada juntamente com outras vacinas não vivas mas, em gestantes, é recomendado um intervalo de 14 dias entre a Abrysvo® e a tríplice bacteriana do adulto (dTpa).
A vacina não é indicada para aqueles que tiveram reações alérgicas graves a qualquer componente da vacina ou a uma dose anterior.
*Unidades que aplicam vacinas: Alphaville, Anália Franco II, Braz Leme, Campinas, Campo Belo, Itaim, Morumbi, Paraíso, República do Líbano I, Rochaverá, Santo André II e Villa Lobos.
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.
Estão abertas as inscrições para os Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem do Grupo Fleury.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.