O mapeamento fotográfico corporal é um dos nomes que se dá a um tipo de exame que utiliza um dispositivo de aumento especializado para examinar a pele e as pintas do paciente em detalhes, a dermatoscopia digital, associada a imagens clínicas de todo o corpo, a fim de verificar o surgimento de novas lesões e monitorar as pintas do corpo, identificando precocemente possíveis mudanças. Essa técnica não invasiva é capaz de fornecer um diagnóstico mais preciso de lesões cutâneas suspeitas e, com isso, diminui o número de biópsias desnecessárias. É indicada principalmente para investigar o melanoma e os carcinomas cutâneos, tipos mais comuns de câncer de pele.
Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.
Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.
O exame é indicado principalmente para grupos de risco, como:
Pessoas com histórico familiar de melanoma;
Pessoas que já tiveram câncer de pele;
Pessoas com múltiplas pintas espalhadas pelo corpo;
Pessoas de pele clara com histórico de queimaduras solares ou exposição solar importante;
História de bronzeamento artificial.
Vale lembrar que a dermatoscopia digital também pode ser usada para diagnosticar uma variedade de outras condições dermatológicas, incluindo problemas relacionados à queda de cabelo, doenças das unhas, doenças inflamatórias da pele, infecções fúngicas e dermatites.
Para realizar o exame, o dermatologista aplica um gel transparente no corpo do paciente e utiliza um aparelho digital com lente de aumento para examinar as pintas e as áreas suspeitas do paciente.
Enquanto isso, o dispositivo realiza a documentação fotográfica de toda a superfície do corpo da pessoa - por isso é chamado de mapeamento fotográfico corporal.
Para que se obtenha o diagnóstico, a análise é feita com base nos padrões de pigmentação e estruturas das pintas, que podem indicar ou não a presença de alguma condição de pele.
Contar com um especialista para realizar o mapeamento fotográfico corporal faz toda a diferença na precisão dos resultados obtidos. Por isso, agende uma consulta com um dos dermatologistas do Fleury e garanta um diagnóstico de confiança.
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!
Sim, mas o diagnóstico definitivo pode exigir biópsia e avaliação patológica.
- Esse exame é realizado somente com solicitação médica.
- O exame pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, desde que haja indicação médica. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal.
- Como o exame pode ser influenciado pelo bronzeamento, o paciente não deve tomar sol nos sete dias anteriores à avaliação.
- Os pacientes do sexo masculino devem vir com os pelos do corpo aparados ou raspados nas áreas muito pilosas. Isso facilita a marcação e visualização das pintas e posterior análise das mesmas. As pacientes do sexo feminino devem trazer um utensílio para prenderem o cabelo na hora do exame ou usarem touca descartável.
- Para a realização desse exame, o paciente não deve fazer uso de maquiagem, fotoprotetores e esmalte nas unhas.
- Se for possível, trazer o resultado do exame anatomopatológico das lesões retiradas no mapeamento anterior.
Para saber o valor desse procedimento e os convênios atendidos, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.
O vírus sincicial respiratório (VSR) causa doenças respiratórias graves em crianças pequenas e em idosos.
Saiba mais informações sobre a tomografia do tórax
Saiba tudo sobe a ultrassonografia abdominal
Saiba tudo sobre a ressonância magnética do crânio