Pelos altos e baixos da vida | Revista Fleury Ed. 39

O que nos faz felizes? É possível ser feliz em qualquer circunstância? Vivemos todos, de um jeito ou de outro, em busca da fórmula da felicidade.

O que nos faz felizes? É possível ser feliz em qualquer circunstância? Vivemos todos, de um jeito ou de outro, em busca da fórmula da felicidade. É uma questão que ronda a mente dos filósofos há eras, mas é também, cada vez mais, objeto de estudos de cientistas, das neurociências a novos campos da psicologia. Ao que tudo indica, mais do que ter uma invejável coleção grande de momentos alegres, é a capacidade de dar a volta em momentos difíceis uma característica chave das pessoas mais felizes. “Não importam os fatores externos, mas quanto você considera que a dificuldade é mutável, temporária e restrita”, diz o psicólogo da Universidade da Pensilvânia Martin Seligman, conhecido como “doutor felicidade”, em uma entrevista à Época. A tal da resiliência ou, usando uma expressão bem nossa, o “bola pra frente”.

Do mundo do esporte, onde a superação é requisito do ofício, o treinador Zé Roberto Guimarães e a ginasta Laís Souza nos ensinam que essa habilidade vai além de um superficial “pense positivo”. É preciso encarar as derrotas e as quedas, e aprender com elas. É também entender que a vida é feita de ciclos e saber encontrar a felicidade em cada um deles. E talvez o mais difícil: perceber a hora de insistir em um caminho e quando desistir. A psicanalista Maria Homem é quem nos guia por essa complexa tarefa, no “Entre Aspas”.

Vale, ainda, aprender com nosso próprio corpo: com as diversas maneiras de encarar adversidades do sistema imunitário, com a capacidade de seguir mesmo com doenças crônicas e também com as pistas que ele nos dá sobre o futuro e que a medicina preditiva consegue decifrar. Por fim, convidamos à inspiração das histórias de quem percebeu que um ciclo da vida estava no fim e encontrou um novo caminho.

Boa leitura!

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.