Projeto TEAcolher Fleury

Um cuidado especial para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Cada indivíduo com transtorno do espectro do autismo (TEA) é único e comporta-se de forma própria. Foi pensando no conforto e no bem-estar desse público tão especial que o Fleury criou o Projeto TEAcolher Fleury.


O objetivo dessa iniciativa é aprimorar o atendimento ao paciente, entender suas necessidades para que ele e sua família tenham uma experiência leve e diferenciada dentro do Fleury.


Colocar essa ideia em prática foi um grande desafio. Iniciamos selando uma parceria com o núcleo de autismo da Psiquiatria Infantil da UNIFESP, liderado pela Dra. Daniela Bordini, e criando um grupo de trabalho multidisciplinar no Fleury que em conjunto desenvolveu todo o projeto.


A partir daí foi desenvolvido um modelo de capacitação interna aos colaboradores e médicos do Fleury sobre o TEA - Transtorno do Espectro do Autismo contemplando:

  • Personalizar o atendimento desses pacientes traçando principais características de cada um deles;
  • Capacitar a equipe para oferecer maior acolhimento ao paciente e sua família;
  • Estabelecer fluxos ágeis para evitar espera;
  • Sensibilizar e Refinar o conhecimento sobre o manejo desses pacientes.


A unidade Morumbi, que conta com o Fleury Kids, foi escolhida para colocar em prática o projeto no formato piloto. A capacitação foi focada nos times de atendimento, coleta e médicos. A equipe do atendimento móvel e a unidade Fleury Itaim também já foram qualificadas.


Inspirada nas pistas visuais (muito utilizadas no seguimento desses pacientes) a comunicação através de desenhos foi elaborada para dar maior suporte à família e ao paciente na previsibilidade do procedimento, já que este é um dos principais pilares para concluir com êxito o atendimento aos pacientes portadores de TEA.


Clique aqui para baixar os roteiros sobre o exame de sangue,
eletrocardiograma e raio-x da face.


Além disso, também estão sendo analisadas outras formas de acolher os clientes e seus acompanhantes.


Olhar para cada pessoa de forma individualizada e entender suas necessidades é a forma que o Fleury encontrou para cuidar de cada paciente de um jeito diferente e especial. Esse é e sempre será o nosso maior propósito.


Preparamos também um questionário para facilitar o atendimento do seu filho.

Clique aqui para baixar

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.