Drauzio Varela relata em seu livro que, quando os amigos ficavam sabendo que ele correria uma maratona, todos lhe chamavam de louco. Lamentavam sua falta de discernimento, ria e pediam que contasse outra piada. Naquela época, ninguém praticava corrida de rua no Brasil com regularidade e os benefícios da atividade física não eram uma preocupação da medicina.
Com o tempo, essa visão tomou outro rumo. Hoje pesquisas são publicadas todos os dias sobre a importância dos exercícios para a manutenção do bem-estar e da longevidade. Sabe-se, por exemplo, que a prática regular de corrida é capaz de reduzir as chances de morte em até 44%, aumentando a expectativa de vida em cerca de seis anos em homens e em cinco anos em mulheres.
Pode-se citar ainda como benefícios da corrida: redução da pressão arterial, melhora das funções cardíacas e respiratórias e da absorção de oxigênio, prevenção da osteoporose, aumento na produção do bom colesterol (HDL), controle do estresse e diminuição da ansiedade.
Pessoas que nunca correram, no entanto, antes de se atirar nas pistas, devem procurar orientação especializada e começar com caminhadas alternadas com trotes. À medida que o corpo se sente mais confortável, o coração fica mais adaptado para correr distâncias maiores ou em maior velocidade.
Dizem os corredores que, quando isso acontece, o prazer inevitavelmente vem. Seja numa prova de 5km ou os 42,195km de uma maratona, a mente e o corpo se entregam e relaxam. E isso independe da idade
Com temas atuais e constantemente discutidos pela comunidade médica, o Fleury Med Podcast traz convidados renomados para lhe oferecer conhecimento médico de qualidade nas mais diversas especialidades.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.
Conheça mais informações sobre o imunizante para VSR em bebês