Ressonância magnética: O que é, Como é feita, Preparo e mais

A ressonância magnética (RM) é uma técnica avançada de diagnóstico por imagem que revolucionou a medicina ao oferecer uma visão detalhada, tridimensional e não invasiva do interior do corpo humano.

A RM não utiliza radiação ionizante, o que a torna uma opção segura para pacientes de todas as idades. Essa tecnologia é baseada na interação entre campos magnéticos e átomos presentes no corpo humano.

Os átomos são compostos por prótons carregados positivamente e elétrons carregados negativamente. Os prótons são encontrados na água que constitui os tecidos vivos. Quando um paciente é colocado dentro do scanner de RM, ele é exposto a um campo magnético forte e pulsos de radiofrequência.

Esses pulsos fazem com que os prótons absorvam energia e se alinhem temporariamente em uma direção específica. Quando os pulsos cessam, liberam essa energia absorvida, emitindo sinais de radiofrequência detectados pelo aparelho de RM, que são interpretados por um computador, criando imagens detalhadas dos tecidos e órgãos internos.

O tempo e a quantidade de energia liberada que os prótons levam para se realinhar com o campo magnético mudam dependendo do ambiente e da natureza química das moléculas, possibilitando que os médicos consigam diferenciar os diferentes tipos de tecidos.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.

Órgãos avaliados pela ressonância magnética

A versatilidade da RM se estende à avaliação de uma ampla gama de órgãos e tecidos. Cada tipo de RM avalia uma parte do corpo com precisão e traz resultados claros.

A RM de crânio permite a análise detalhada do cérebro, auxiliando a investigação de diversas condições clínicas neurológicas, entre elas, acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais, esclerose múltipla, doença de Parkinson, epilepsia, meningite, inflamações do ouvido e lesões traumáticas.

Problemas na coluna também são detectados por RM, tais como hérnias de disco, espondilose, estenose vertebral, fraturas na coluna, cifose, lordose, escoliose, inflamação de nervo ciático, artrose lombar, protrusão discal lombar, entre outros.

A RM é amplamente utilizada para visualizar com precisão diversos órgãos do sistema musculoesquelético, tanto o conjunto ósseo quanto os tecidos que os compõem, para verificar se há lesões ou outras alterações. As principais partes do corpo que podem ser avaliadas são: bacia; perna; ; coxa; joelho; cotovelo; mão; punho; ombro e tornozelo.

A RM também é capaz de visualizar rins, fígado, baço, pâncreas e região pélvica, detectando anomalias estruturais, como cistos, miomas uterinos, hiperplasia de próstata, tumores e inflamações, fornecendo informações essenciais para o diagnóstico e planejamento de tratamento.

Uso de contraste na ressonância magnética

Em certos casos, a RM pode ser realizada com o uso de um agente de contraste, que é uma substância injetada no paciente para melhorar a visualização de certas áreas do corpo.

O contraste geralmente contém gadolínio, um metal raro, e é administrado por via intravenosa. Ele tem a função de realçar as estruturas anatômicas, melhorando a qualidade das imagens.

Como é o preparo e quais as restrições da ressonância magnética

As máquinas de RM são grandes ímãs em formato de tubo. O paciente é orientado a deitar em uma maca e permanecer imóvel durante todo o exame. Não existe um preparo específico que atenda a todos os tipos de RM, mas sim recomendações gerais.

Alguns exames podem requerer jejum de 4 horas, principalmente aqueles que avaliam a região abdominal e outros exigir anestesia, principalmente em crianças de 1 a 4 anos ou indivíduos que têm dificuldade em colaborar durante todo o procedimento.

Por ser um ímã, os pacientes não podem portar nenhum objeto metálico, como joias, brincos, pulseiras e piercing. Pacientes com aparelho ortodôntico metálico móvel precisam também retirá-lo antes do exame. Pessoas com marca-passo cardíaco, implantes e aparelhos oculares (exceto lente intraocular para catarata), implantes neuroestimuladores, implantes otológicos cocleares, sensor de glicemia subcutânea, clips de aneurisma cerebral e fixadores ortopédicos externos não podem realizar o exame.

Os exames também exigem a retirada de cílios postiços, unhas postiças, mega hair ou outros itens que possam ter partes metálicas ou cola na composição. Pede que no momento do exame o paciente esteja sem maquiagem, com o cabelo seco e sem gel e sem protetor solar.

Pessoas que tenham feito tatuagem há menos de 30 dias também devem postergar o exame. Em gestantes, a RM deve ser evitada no primeiro trimestre de gravidez (até 12 semanas).

De forma que, em alguns casos, é necessário avaliar as restrições e a substituição do exame de RM por outros. É importante conversar com seu médico a respeito.

Agende sua ressonância magnética

A ressonância magnética precisa ser previamente agendada e cada tipo de RM pode ser feita em uma unidade diferente. Entre em contato com a Central de Atendimento Fleury e agende agora mesmo seus exames de imagem na unidade Fleury mais próxima de você.

Para sua comodidade disponibilizamos o agendamento online, clique no botão agendar no site Fleury e escolha a melhor opção para você. Você também pode realizar o agendamento dos seus exames via WhatsApp.