Shaving: O que é, Indicações e Onde Fazer

Shaving (em português, "raspagem") é um procedimento dermatológico no qual lesões cutâneas superficiais são removidas da pele através de um corte raso com uma lâmina cirúrgica afiada. Também conhecido como “biópsia de raspagem”, o shaving é um procedimento bem simples e rápido, porém muito importante para remover ou investigar alguma alteração que possa acontecer na pele do paciente.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.

Indicações

A técnica de shaving pode ser usada tanto para a remoção de lesões cutâneas benignas, quanto para a coleta de amostras para fins diagnósticos.

No caso da biópsia de pele, as indicações são feitas pelo dermatologista com a finalidade de investigar lesões com características cancerosas, por exemplo.

Já para o objetivo de remoção, o shaving é indicado em casos de lesões superficiais como verrugas, acrocórdons ou queratoses seborreicas.

Como é feito o shaving

Para realizar a retirada da lesão pela técnica de shaving, o dermatologista aplica anestesia local e depois utiliza uma lâmina cirúrgica afiada, como um bisturi ou uma tesoura, “raspando” e removendo apenas a camada mais superficial da pele. Não há a necessidade de dar pontos, pois o corte não é feito de forma profunda.

Quando a raspagem precisa ser usada para fins diagnósticos, a amostra é enviada para análise em laboratório.

Tempo de recuperação e pós tratamento

O paciente pode voltar à vida normal no mesmo dia da realização do procedimento e a recuperação da pele também é relativamente rápida. A crosta que se forma no local onde havia a lesão demora cerca de 1 ou 2 semanas para sair naturalmente e a cicatrização completa acontece logo após, também dentro de algumas semanas.

É indicado que o paciente mantenha a área tratada sempre limpa, que fique longe da exposição solar excessiva e que evite coçar, esfregar ou arranhar a região, pois isso pode causar infecções e complicações. O dermatologista também pode fornecer orientações específicas de acordo com o caso do paciente, como a aplicação de curativos ou pomadas cicatrizantes.

Onde fazer

A técnica de shaving é extremamente segura quando feita de forma correta e por um profissional qualificado. Para garantir a sua segurança, você pode agendar uma consulta com um dos dermatologistas do Fleury, grupo que é referência em saúde há décadas.

Nossos profissionais experientes estão aptos a prescrever e realizar o shaving, se for necessário para o seu caso. Para tirar suas dúvidas sobre o procedimento, entre em contato conosco!

Outras dúvidas sobre Shaving

O procedimento é doloroso?

O paciente pode sentir um desconforto leve, mas a anestesia local é sempre aplicada para minimizar possíveis dores.

Qual é a diferença entre shaving e outros métodos de remoção de lesões cutâneas?

A diferença é que o shaving utiliza uma lâmina que remove apenas a camada superficial da pele.

Existem riscos de complicações ou efeitos colaterais?

Embora raras, complicações como infecções ou cicatrizes podem ocorrer após o shaving. De qualquer forma, é sempre indicado que o paciente observe a pele depois do procedimento e volte a consultar o dermatologista caso perceba algo atípico.

Quanto custa o shaving?

O valor do procedimento pode variar de acordo com o caso do paciente. Para mais informações sobre preços, entre em contato com a equipe de atendimento do Fleury!