Tricoscopia: O que é, onde fazer e mais

A tricoscopia é um exame não invasivo que permite uma avaliação detalhada dos folículos capilares para identificar problemas como a alopecia e outras doenças do couro cabeludo que não seriam detectadas apenas a olho nu. Através das imagens obtidas neste exame, o dermatologista pode diagnosticar, tratar e acompanhar o quadro do paciente.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse procedimento com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.

Indicações

O procedimento permite a avaliação dos sinais clínicos e sintomas das diversas doenças que afetam os fios e o couro cabeludo, como: descamações, inflamações e doenças do próprio fio.

É indicado para: 

  • Alopecia: auxilia na diferenciação entre diversos tipos de alopecia, como alopecia androgenética, alopecia areata, alopecia cicatricial, entre outras.

  • Diagnóstico de doenças do couro cabeludo: permite identificar condições como lúpus eritematoso discoide, líquen plano pilar, foliculites, entre outras.

  • Acompanhamento de tratamentos: monitora a eficácia de terapias capilares e avalia o progresso ao longo do tempo.

  • Triagem pré-cirúrgica: ajuda na avaliação de pacientes que buscam procedimentos cirúrgicos de restauração capilar.

  • Identificação de patologias subjacentes: pode revelar doenças sistêmicas que afetam o cabelo, como distúrbios da tireoide.

  • Avaliação de efeitos colaterais de medicamentos: permite observar se certos medicamentos estão afetando a saúde do cabelo e do couro cabeludo.

Como é feita

Para realizar a tricoscopia, o dermatologista utiliza a dermatoscopia digital (FOTOFINDER®), instrumento capaz de ampliar imagens em até 200 vezes. Geralmente, o profissional molha ou aplica um gel no couro cabeludo do paciente para ter mais visibilidade e, depois disso, encosta o aparelho nos fios de cabelo ou direto na raiz para iniciar a análise.

O dispositivo permite visualizar os folículos capilares, a estrutura do cabelo e possíveis alterações e realiza a captura das imagens são capturadas para uma análise minuciosa.

A tricoscopia ajuda a identificar padrões, desordens, inflamações e condições capilares. É um procedimento não invasivo, rápido e preciso.

Onde fazer

Para se certificar de que você irá realizar sua tricoscopia com total segurança e com aparelhos da mais alta tecnologia, agende uma consulta com um dos dermatologistas do Fleury! Referência em saúde há mais de 9 décadas, contamos com os melhores profissionais em dermatologia da região.

Caso queira tirar suas dúvidas sobre o procedimento, entre em contato conosco!

Outras dúvidas

Qual é a diferença entre tricoscopia e dermatoscopia?

A tricoscopia é uma aplicação específica da dermatoscopia focada no cabelo e couro cabeludo, enquanto a dermatoscopia é mais ampla e usada para examinar lesões na pele.

Quem pode realizar a tricoscopia?

Dermatologistas treinados podem realizar a tricoscopia em clínicas e consultórios especializados.

O cabelo tingido interfere no exame?

Não. Na verdade, o que dificulta a análise são os fios brancos, enquanto os tingidos permitem uma melhor análise da estrutura. Evite apenas realizar o exame em até 7 dias após a tintura dos cabelos para que eventuais resíduos de tintura no couro cabeludo não interfiram no exame.