Ultrassonografia transvaginal: O que é, Quando fazer e mais

A ultrassonografia transvaginal é um exame ginecológico de imagem utilizado para avaliar os órgãos genitais internos femininos - útero, ovários, tubas uterinas e região pélvica.

Com esse exame, é possível diagnosticar cistos ovarianos, miomas uterinos, pólipos uterinos, endometriose, câncer ginecológico, gestação inicial, entre outras condições.

O exame é realizado através da introdução do transdutor na vagina da paciente, que emite ondas sonoras de alta frequência, que são captadas e convertidas em imagens em tempo real, em um monitor de ultrassom.

Trata-se de um procedimento seguro e indolor, possibilitando o retorno das atividades normais logo após o exame.

A ultrassonografia transvaginal é extremamente importante para detectar possíveis doenças ginecológicas, sendo um dos principais exames diagnósticos solicitados pelo ginecologista. Nas Unidades Fleury, você encontra o seu exame de ultrassonografia transvaginal.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.

Para que serve a ultrassonografia transvaginal?

O exame de ultrassonografia transvaginal é utilizado para avaliação da saúde ginecológica, permitindo o diagnóstico de cistos ovarianos, miomas uterinos, pólipos uterinos, endometriose e tumores, bem como para orientar o tratamento clínico ou cirúrgico de doenças nos órgãos genitais internos femininos.

A ultrassonografia transvaginal também é utilizada para o diagnóstico da gestação inicial, em casos de suspeita de abortamento e para diagnosticar gravidez ectópica (fora do útero).

Quando fazer a ultrassonografia transvaginal? Quais são as contraindicações?

A ultrassonografia transvaginal é recomendada para diversas situações, em que seja necessária uma avaliação ginecológica por meio de um exame de imagem.

As possíveis indicações incluem:

  • Investigação de sintomas ginecológicos, como sangramento uterino anormal e dor pélvica;

  • Avaliação ginecológica de rotina, para avaliar a saúde dos órgãos pélvicos;

  • Avaliação de contraceptivos intrauterinos (DIU);

  • Avaliação de infertilidade;

  • Avaliação do endométrio em pacientes que utilizam terapia de reposição hormonal.

A ultrassonografia transvaginal não é realizada em mulheres virgens com hímen intacto. O ideal é que o exame seja realizado fora do período menstrual, mas caso seja necessário, por indicação ou solicitação médica, poderá ser feito na presença de sangramento menstrual ou não-menstrual.

Como é feita a ultrassonografia transvaginal?

A ultrassonografia transvaginal é um exame realizado através de um transdutor de ultrassom de formato apropriado, inserido no canal vaginal da paciente, para se obter imagens dos órgãos pélvicos. Para realizar o exame é necessário esvaziar a bexiga.

O transdutor de ultrassom é coberto com um preservativo estéril, descartável, aplicando um gel lubrificante à base de água, para facilitar a inserção do transdutor, que é inserido cuidadosamente na vagina da paciente.

O transdutor emite ondas sonoras de alta frequência (ultrassom) que, ao atingir os tecidos, são refletidas e captadas pelo transdutor e enviadas para um computador, que processa essas imagens em tempo real, através de um monitor.

Durante o exame, o médico avalia as imagens obtidas, observando as características dos órgãos internos, como forma, tamanho, posição e características do tecido, podendo identificar anormalidades.

Ao término do exame, o transdutor é retirado cuidadosamente do canal vaginal, finalizando o exame. A ultrassonografia transvaginal é um exame inócuo e indolor.

Onde fazer a ultrassonografia transvaginal?

Você pode fazer a sua ultrassonografia transvaginal em uma das unidades Fleury, entre em contato com a central de atendimento e agende agora mesmo o seu exame.

Para sua comodidade disponibilizamos o agendamento online pelo site Fleury, onde você pode optar por agendar via WhatsApp ou Messenger. Agende agora mesmo!