Fundação Vanzolini e Grupo Fleury firmam cooperação técnica para o desenvolvimento e verificação de protocolos de segurança contra a COVID-19

Principal entidade certificadora do País e uma das empresas mais respeitadas do setor de saúde brasileiro se unem pela segurança na retomada das atividades econômicas.

Como forma de proporcionar maior segurança à sociedade na retomada da economia devido à pandemia global da COVID-19, em um momento de reabertura de locais de comércio, espaços corporativos e indústrias, a Fundação Vanzolini e o Grupo Fleury firmam acordo de cooperação técnica para gerar a sinergia perfeita entre o desenvolvimento e a verificação de protocolos de gestão da limpeza e condições sanitárias de trabalho, políticas internas, treinamentos e estrutura para a garantia de ambientes seguros no combate às contaminações.

No modelo de parceria estabelecido, cada instituição terá papéis distintos e complementares, para gerar o máximo de segurança, credibilidade e visibilidade aos diversos setores da economia. A Fundação Vanzolini será responsável pela avaliação e certificação do programa A2S - Ambiente Seguro e Saudável, em estabelecimentos que comprovarem a aplicação de boas práticas de limpeza e sanitização dos ambientes, controle operacional e comportamento das pessoas. O Grupo Fleury realizará o serviço de consultoria denominado ‘Cuidado Integrado para Empresas’, que envolve desde a etapa de diagnóstico de colaboradores e consultoria médica para definição de protocolos de segurança de saúde até a coordenação de cuidados com aplicação de soluções como telemedicina e relatórios de saúde populacional.

De acordo com a coordenadora da certificação A2S - Ambiente Seguro e Saudável, Flávia Corrêa Ferreira, “a certificação contribuirá com a sistematização dos processos de limpeza dos locais de grande circulação, com vistas a dar maior segurança aos usuários, clientes e colaboradores que acessam esses espaços. O objetivo é o público ter a tranquilidade e o conhecimento de que o local aplica uma gestão sanitária eficiente e responsável”.

Para a Dra. Jeane Tsutsui, diretora executiva de Negócios do Grupo Fleury, “somamos a nossa tradicional excelência em medicina diagnóstica com o conhecimento em coordenação de cuidados de saúde para ajudar as companhias neste momento desafiador que vivemos diante da pandemia causada pelo novo coronavírus. Muitas companhias se preparam para retomar as atividades e sabemos que há uma grande preocupação para que esse processo seja realizado de forma segura. As empresas passaram a nos procurar pela alta confiabilidade que temos, reunindo as competências necessárias para ajudá-las a fazerem isso com a máxima segurança possível para todos os seus colaboradores e, consequentemente, com toda a rede de relacionamento de cada um no âmbito pessoal e profissional”, afirma.

Protocolos e critérios

O processo de avaliação dos ambientes por parte da Fundação Vanzolini será realizado por uma equipe de auditores capacitados em analisar se a gestão da limpeza segue rigorosa rotina sanitária, conforme critérios normativos nacionais e internacionais que foram utilizados como base para o desenvolvimento da certificação A2S - Ambiente Seguro e Saudável.

Estabelecer fluxos de circulação que respeitem a distância entre clientes, colaboradores ou usuários conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), utilização do sanitizante correto, critérios de aplicação e frequência, orientação dos envolvidos para a garantia da eficiência das medidas adotadas, bem como a validação de processos, estão entre os itens que os estabelecimentos precisarão demonstrar aos auditores para conquistar a certificação e o direito de utilização do selo do programa no ambiente que for avaliado e nas comunicações da empresa.

 A iniciativa do Grupo Fleury é totalmente personalizada conforme as necessidades do cliente corporativo. Considerando a quantidade de profissionais de cada companhia, especificidades do negócio e informações de saúde populacional dos funcionários, uma equipe de médicos do Grupo Fleury constrói junto aos RHs e departamentos de Medicina Ocupacional das empresas os protocolos mais adequados para a volta das atividades, o que inclui testagem diagnóstica da população, consultoria médica especializada para definição de protocolos de retorno seguro ao trabalho, identificação de grupos de risco e apoio na coordenação de cuidados para manutenção da saúde preventiva para colaboradores e seus dependentes.