A vasectomia é um método contraceptivo masculino seguro e definitivo. Saiba como é realizada a cirurgia, cuidados pós-operatórios e orientações.
A vasectomia é um procedimento de esterilização masculina, feito em homens que não desejam uma gravidez futura. É um método mais simples que a laqueadura das tubas uterinas nas mulheres, não interfere na produção de hormônios como a testosterona e não afeta a capacidade de ter ereções.
Entenda mais sobre a vasectomia, continue a leitura.
A vasectomia é um procedimento cirúrgico que corta os canais que levam os espermatozoides produzidos nos testículos até a uretra e, consequentemente, o sêmen ejaculado não contém mais espermatozoides e não há fertilização durante o ato sexual.
É altamente usada como método de contracepção masculina permanente.
A cirurgia de vasectomia é realizada pelo urologista em ambiente ambulatorial e com sedação para maior conforto e segurança do paciente, com duração média de uma hora. O procedimento é realizado através de uma pequena incisão, feita em cada lado do escroto para acessar os ductos deferentes. Após isso, os tubos são cortados e ligados com fio de sutura.
É um método com eficácia superior a 99%, minimamente invasivo e com rápida recuperação clínica.
A vasectomia é considerada um dos métodos contraceptivos mais seguros.
As complicações graves são raras, mas possíveis. Os riscos mais comuns incluem hematomas e infecções.
A recuperação após o procedimento é geralmente pouco dolorida e rápida. A maioria dos pacientes pode retornar a atividades leves em dois ou três dias, enquanto atividades mais intensas devem ser evitadas por pelo menos uma semana.
Durante a recuperação é comum sentir algum desconforto, que nesse caso, pode ser aliviado com analgésicos prescritos, aplicação de gelo na área afetada e uso de suporte escrotal.
Após a cirurgia, alguns cuidados básicos recomendados incluem:
Evitar banhos quentes e imersão em água, como em piscinas ou banheiras nos primeiros dias;
Usar bolsa de gelo na região nas primeiras 24 horas;
Usar roupas confortáveis;
Manter a área limpa e seca;
Não ejacular nos primeiros 5-7 dias após a cirurgia;
Usar suporte escrotal durante a primeira semana.
Geralmente, é recomendado que a atividade sexual seja retomada 10 dias após a vasectomia. Esse tempo é fundamental para a cicatrização dos tubos deferentes além de reduzir os riscos de infecções pós-cirúrgicas.
No entanto, é necessário ressaltar a importância dos métodos contraceptivos adicionais até que seja confirmado a eficácia do procedimento por meio de exames de contagem de espermatozoides no sêmen.
Embora seja considerada um método permanente de controle de natalidade, a reversão é possível através de uma cirurgia mais complexa chamada vasovasostomia ou vaso-epididimo anastomose.
Contudo, a taxa de sucesso da reversão da vasectomia depende de inúmeros fatores e pode variar entre 30% a 97%.
Converse sempre com seu (sua) médico (a) e, se exames forem indicados, conte com o Fleury. Para localizar a unidade mais próxima da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma online.
Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem 2026 do Grupo Fleury
A pílula anticoncepcional é um método hormonal usado para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual. Conheça os tipos e possíveis efeitos colaterais.
O teste de paternidade identifica o vínculo biológico entre pai e filho por meio da análise de DNA. Saiba como o exame é realizado.
O HPV é uma IST que pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Veja como ocorre a infecção, formas de prevenção e tratamento.