Vitamina B12: Função, Valores de Referência, Sintomas e mais

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, faz parte das vitaminas do complexo B e desempenha funções importantes no corpo humano, uma vez que está envolvida na síntese de DNA, na produção das células sanguíneas e na função dos neurônios, entre outras.

Dessa forma, a deficiência da vitamina B12 pode se relacionar a formas de anemia e a alterações neurológicas, levando a sintomas de fadiga, fraqueza, alterações sensoriais, entre outros.

O exame de vitamina B12 serve para determinar os níveis desse nutriente na corrente sanguínea do paciente, possibilitando a detecção de deficiência da vitamina e o tratamento adequado.

Consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Esse material tem caráter informativo e não deve ser utilizado para diagnóstico ou substituir uma consulta com médico especialista.

Como é feito o exame de dosagem de vitamina B12 no sangue?

A coleta para análise dos níveis de vitamina B12 é feita em um exame de sangue comum, na qual é retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, preferencialmente da veia do braço. Esse material é enviado para análise em laboratório.

Em geral, não há necessidade de jejum para esse exame, mas é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 24 horas antecedentes ao teste laboratorial e suspender o uso de biotina e suplementos alimentares 3 dias antes da coleta.

Quais são os valores de referência para os níveis de vitamina B12 no exame laboratorial?

O Fleury usa os seguintes valores de referência para os níveis de vitamina B12 no sangue:

  • Normal: maior que 300 ng/L;

  • Limítrofe: de 190 até 300 ng/L;

  • Deficiente: menor que 190 ng/L.

Fonte: Vitamina B12 - Manual de Exames Fleury.

Vale reforçar, contudo, que a interpretação do resultado deve ser sempre feita por um médico.

Em quais situações é comum solicitar esse exame?

A dosagem de vitamina B12 geralmente é solicitada diante de condições que levam a um maior risco de deficiência do nutriente, como má absorção no trato gastrointestinal ou ingestão alimentar insuficiente. Doenças associadas ao trato gastrointestinal, cirurgia bariátrica e dietas exclusivamente vegetarianas sem suplementação são quadros que podem levar à deficiência. Ademais, idade avançada e o uso de alguns tipos de medicamentos também podem se relacionar aos baixos níveis da vitamina no sangue.

Em alguns casos, a dosagem da homocisteína e do ácido metilmalônico no sangue também podem contribuir para a avaliação dos níveis de vitamina B12, já que esses metabólitos aumentam diante da deficiência da vitamina.

Quais são os sintomas ou problemas de saúde que podem estar associados à falta de vitamina B12?

A maior parte das pessoas com deficiência de vitamina B12, sobretudo os quadros leves, não tem sintomas e o diagnóstico é obtido pela alteração do exame laboratorial. Os casos sintomáticos apresentam, como manifestações mais comuns, palidez ou pele amarelada, fadiga ou fraqueza, indisposição, falta de ar aos esforços e alterações neurocognitivas, como dormência nos membros, alteração no equilíbrio, prejuízo na memória, entre outras.

Como a deficiência de vitamina B12 pode ser corrigida?

A reposição de vitamina B12 deve ser sempre orientada por um médico e um nutricionista de forma individual, de acordo com a condição clínica e hábitos de vida do paciente. Pode ser realizada através de orientação de dieta com a ingestão de alguns alimentos de origem animal, como peixes, ovos e carnes vermelhas, suplementação via oral ou administração parenteral, a exemplo de injeção intramuscular.

Conte com a segurança do Fleury para fazer seus exames!

No laboratório Fleury, você encontra todo conforto e segurança que precisa para realizar seus exames. A coleta do material pode ser feita na unidade mais próxima de você, sem necessidade de agendamento, ou à domicílio - neste caso, basta agendar com o Fleury em Casa.

Entre em contato com nossos atendentes e consulte a unidade ideal para você, os convênios atendidos e as condições especiais para atendimento particular.

Converse sempre com seu médico!