Enxaqueca

Tópicos presentes nesta página:

  • Descrição  
  • Causas e Sintomas  
  • Exames e Diagnósticos  
  • Tratamentos e prevenções  

Descrição

Também chamada de migrânea, a enxaqueca não é apenas um dos tipos mais comuns de cefaléia, mas uma síndrome neurológica decorrente de alterações bioquímicas no cérebro. 

Causas e Sintomas

Essa condição se caracteriza por dor de cabeça de intensidade moderada a forte, acompanhada de outros sintomas muitas vezes incapacitantes, os quais se manifestam em crises que podem durar de 4 a 72 horas. A condição é muito freqüente na população mundial, inclusive entre crianças, afetando 20% das mulheres e de 5% a 10% dos homens, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaléia.

Exames e Diagnósticos

Em geral, começa antes dos 40 anos e, ao contrário de tantas outras doenças, regride com o passar do tempo, precisamente depois dos 55 anos. Na prática, porém, poucas pessoas procuram os serviços médicos por causa das manifestações e muitas não sabem reconhecer os episódios como enxaqueca.

Tratamentos e prevenções

A condição não deve ser vista como algo normal, mas como uma doença que pode ser controlada com tratamentos que, se não forem capazes de prevenir as crises, conseguirão pelo menos abreviá-las com eficácia.