Campanha Memórias da Pele

Neste Dezembro Laranja, conheça a campanha de prevenção ao câncer da pele do Fleury - Memórias da Pele - Olhe no detalhe, enxergue além e previna-se.

Conheça a campanha Memórias da Pele

Dias ensolarados com a família ou uma praia com os amigos. A sua pele é um aglomerado de recordações, que somatiza toda a falta de proteção.

Você pode não ver ou sentir, mas a importância desses momentos pode ser muito mais profunda. Tornam-se lembranças gravadas no corpo, que desenham sinais de acordo com as suas escolhas.

Você sabia?

•O câncer de pele é a neoplasia mais incidente no Brasil, correspondendo a um total de 33% dos diagnósticos no país, com cerca de 180 mil novos casos ao ano, segundo o INCA. Manifestando, majoritariamente, em pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade quando se expõem ao sol.

•Evite a exposição ao sol das 10h às 16h, pois nesse período é quando há maior emissão dos raios UV - ultravioleta -, considerados a principal causa de câncer de pele. Independente da hora, use protetor solar, óculos de sol, bonés, hidrate-se bem e cuide da alimentação para garantir o melhor do seu verão e de todas as estações.


Conheça o ABCDE da prevenção

O câncer de pele tipo melanoma é o mais agressivo e é recomendado que você conheça sua pele para saber identificar sinais que possam sugerir irregularidade. Existe um sistema chamado “ABCDE” que ajuda a identificar sinais sugestivos de que uma pinta escura possa ser suspeita. Lembrando que o diagnóstico só deve ser feito junto a um médico especializado.

A é de assimetria
Observe se a sua pinta ao ser dividida ao meio forma duas metades iguais, tem um formato simétrico. Caso não, atente-se.

B é de borda
Caso a sua pinta possua bordas irregulares, cuidado, pois pintas benignas possuem bordas regulares.

C é de cor
Pintas com mais de uma tonalidade, como marrom, vermelho, cinza e azul, devem ter o acompanhamento dermatológico.

D é de dimensão
Pintas acima de 6mm precisam ser avaliadas por um dermatologista.

E é de evolução
Pintas que apresentam um crescimento ou mudam de cor ou de formato devem ser investigadas.

Acompanhe a história da sua pele
A exposição aos raios ultravioletas é cumulativa, ou seja, a sua pele jamais esquece uma queimadura solar remota. Por isso, é importante fazer o acompanhamento das suas pintas e entender que a sua história de alguns anos atrás pode evoluir caso você não tome o cuidado necessário junto ao seu dermatologista.

Dessa forma, faça um exercício simples: pegue uma foto de 10 anos atrás e uma atual e compare a evolução da sua pele. Desde linhas de expressão até o desenvolvimento de uma pinta que você não prestou atenção. Todo detalhe faz diferença na prevenção do câncer de pele.

Atente-se aos sinais
O conteúdo desta página tem como objetivo informar a todos sobre as principais formas de prevenção do câncer de pele e, auxiliar na procura de um dermatologista para diagnóstico e tratamento. Lembrando que somente um exame clínico ou biópsia feitos pelo médico especialista podem diagnosticar o câncer de pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sinais:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada, brilhante e avermelhada.
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor ou textura.
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer apresentando coceira ou sangramento.


Além dos cuidados diários com a pele, o acompanhamento com o dermatologista deve fazer parte da sua rotina. Caso o médico especialista suspeite de algo, será recomendado um dos exames abaixo:

Dermatoscopia
É mapeamento corporal que realiza uma documentação fotográfica e digitalizada de toda a superfície corporal e, mais especificamente, das pintas. Dessa forma, permite uma análise detalhada das lesões potencialmente suspeitas, assim como o acompanhamento de sua evolução ao longo do tempo.


Conheça a dermatoscopia


Anatomopatológico
O exame analisa a lesão retirada na biópsia com o objetivo de detectar se há ou não a presença de câncer.

Conheça o exame anatomopatológico


Olhe no detalhe, enxergue além e previna-se. #DezembroLaranjaFleury

Para agendar seus exames ou obter mais informações, ligue para:
Grande São Paulo: 11 3179 0822
Outras localidades: 0800 704 0822

Consulte sempre o seu médico.