Campanha Memórias da Pele

Neste Dezembro Laranja, conheça a campanha de prevenção ao câncer da pele do Fleury - Memórias da Pele - Olhe no detalhe, enxergue além e previna-se.

Conheça a campanha Memórias da Pele

Dias ensolarados com a família ou uma praia com os amigos. A sua pele é um aglomerado de recordações, que somatiza toda a falta de proteção.

Você pode não ver ou sentir, mas a importância desses momentos pode ser muito mais profunda. Tornam-se lembranças gravadas no corpo, que desenham sinais de acordo com as suas escolhas.

Você sabia?

•O câncer de pele é a neoplasia mais incidente no Brasil, correspondendo a um total de 33% dos diagnósticos no país, com cerca de 180 mil novos casos ao ano, segundo o INCA. Manifestando, majoritariamente, em pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade quando se expõem ao sol.

•Evite a exposição ao sol das 10h às 16h, pois nesse período é quando há maior emissão dos raios UV - ultravioleta -, considerados a principal causa de câncer de pele. Independente da hora, use protetor solar, óculos de sol, bonés, hidrate-se bem e cuide da alimentação para garantir o melhor do seu verão e de todas as estações.


Conheça o ABCDE da prevenção

O câncer de pele tipo melanoma é o mais agressivo e é recomendado que você conheça sua pele para saber identificar sinais que possam sugerir irregularidade. Existe um sistema chamado “ABCDE” que ajuda a identificar sinais sugestivos de que uma pinta escura possa ser suspeita. Lembrando que o diagnóstico só deve ser feito junto a um médico especializado.

A é de assimetria
Observe se a sua pinta ao ser dividida ao meio forma duas metades iguais, tem um formato simétrico. Caso não, atente-se.

B é de borda
Caso a sua pinta possua bordas irregulares, cuidado, pois pintas benignas possuem bordas regulares.

C é de cor
Pintas com mais de uma tonalidade, como marrom, vermelho, cinza e azul, devem ter o acompanhamento dermatológico.

D é de dimensão
Pintas acima de 6mm precisam ser avaliadas por um dermatologista.

E é de evolução
Pintas que apresentam um crescimento ou mudam de cor ou de formato devem ser investigadas.

Acompanhe a história da sua pele
A exposição aos raios ultravioletas é cumulativa, ou seja, a sua pele jamais esquece uma queimadura solar remota. Por isso, é importante fazer o acompanhamento das suas pintas e entender que a sua história de alguns anos atrás pode evoluir caso você não tome o cuidado necessário junto ao seu dermatologista.

Dessa forma, faça um exercício simples: pegue uma foto de 10 anos atrás e uma atual e compare a evolução da sua pele. Desde linhas de expressão até o desenvolvimento de uma pinta que você não prestou atenção. Todo detalhe faz diferença na prevenção do câncer de pele.

Atente-se aos sinais
O conteúdo desta página tem como objetivo informar a todos sobre as principais formas de prevenção do câncer de pele e, auxiliar na procura de um dermatologista para diagnóstico e tratamento. Lembrando que somente um exame clínico ou biópsia feitos pelo médico especialista podem diagnosticar o câncer de pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sinais:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada, brilhante e avermelhada.
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor ou textura.
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer apresentando coceira ou sangramento.


Além dos cuidados diários com a pele, o acompanhamento com o dermatologista deve fazer parte da sua rotina. Caso o médico especialista suspeite de algo, será recomendado um dos exames abaixo:

Dermatoscopia
É mapeamento corporal que realiza uma documentação fotográfica e digitalizada de toda a superfície corporal e, mais especificamente, das pintas. Dessa forma, permite uma análise detalhada das lesões potencialmente suspeitas, assim como o acompanhamento de sua evolução ao longo do tempo.


Conheça a dermatoscopia


Anatomopatológico
O exame analisa a lesão retirada na biópsia com o objetivo de detectar se há ou não a presença de câncer.

Conheça o exame anatomopatológico


Olhe no detalhe, enxergue além e previna-se. #DezembroLaranjaFleury

Para agendar seus exames ou obter mais informações, ligue para:
Grande São Paulo: 11 3179 0822
Outras localidades: 0800 704 0822

Consulte sempre o seu médico.

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.