A doença de Crohn é uma inflamação crônica do intestino que causa dor abdominal, diarreia e perda de peso. Veja como identificar os sintomas.
A doença de Crohn é uma forma de doença inflamatória intestinal (DII) semelhante à retocolite ulcerativa, porém pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal da boca até o ânus.
É uma condição gastrointestinal inflamatória imunologicamente mediada, que envolve toda a espessura da parede intestinal.
A etiologia exata é desconhecida. No entanto, evidências substanciais sugerem que a condição pode resultar de uma resposta imunológica inadequada a antígenos ambientais, como medicamentos, toxinas, infecções ou micróbios intestinais, em um hospedeiro geneticamente suscetível.
Embora a doença de Crohn e a retocolite produzam sintomas semelhantes, não são a mesma doença e muitas vezes é difícil diferenciá-las, pois em 10% dos casos pode haver sobreposição.
De uma maneira geral, o quadro clínico inclui: diarreia; cólicas e dores abdominais, sangramento retal, urgência fecal, perda de peso, fadiga, anemia, febre, fístulas perianais entre outros.
Em 25% a 40% dos casos, podem ocorrer manifestações extraintestinais, com envolvimento ocular, articular, pele, ossos, rins e fígado.
O paciente pode passar períodos sem nenhum sintoma (dizemos que a doença está em remissão).
O primeiro passo para diagnosticar a doença de Chron é feito através da avaliação clínica (história e exame físico).
Alguns exames podem ser solicitados, como:
Não existe uma cura para a doença de Crohn, mas existem diversas opções de tratamento disponíveis para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
A maioria dos pacientes é tratada com medicações que inibem a inflamação especificamente no intestino (mas nunca se deve usar anti-inflamatórios comuns, que podem piorar o quadro) pode ser necessário uso de imunossupressor e eventualmente antibiótico.
Existem diversos tipos de medicamentos que o médico pode prescrever, lembrando que o tratamento é individualizado, variando conforme os sintomas apresentados, resposta à medicação e ocorrência de recaídas. Há casos em que a cirurgia pode ser indicada.
Para localizar o laboratório Fleury mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma online.
Lembre-se sempre de consultar o seu médico.
Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem 2026 do Grupo Fleury
A pílula anticoncepcional é um método hormonal usado para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual. Conheça os tipos e possíveis efeitos colaterais.
O teste de paternidade identifica o vínculo biológico entre pai e filho por meio da análise de DNA. Saiba como o exame é realizado.
O HPV é uma IST que pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Veja como ocorre a infecção, formas de prevenção e tratamento.