Doença de Crohn: possíveis causas e tratamentos!

A doença de Crohn é uma inflamação crônica do intestino que causa dor abdominal, diarreia e perda de peso. Veja como identificar os sintomas.

A doença de Crohn é uma forma de doença inflamatória intestinal (DII) semelhante à retocolite ulcerativa, porém pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal da boca até o ânus. 

É uma condição gastrointestinal inflamatória imunologicamente mediada, que envolve toda a espessura da parede intestinal.

Causas da doença de Crohn

A etiologia exata é desconhecida. No entanto, evidências substanciais sugerem que a condição pode resultar de uma resposta imunológica inadequada a antígenos ambientais, como medicamentos, toxinas, infecções ou micróbios intestinais, em um hospedeiro geneticamente suscetível.

Sintomas de doença de Crohn

Embora a doença de Crohn e a retocolite produzam sintomas semelhantes, não são a mesma doença e muitas vezes é difícil diferenciá-las, pois em 10% dos casos pode haver sobreposição.

De uma maneira geral, o quadro clínico inclui: diarreia; cólicas e dores abdominais, sangramento retal, urgência fecal, perda de peso, fadiga, anemia, febre, fístulas perianais entre outros.

Em 25% a 40% dos casos, podem ocorrer manifestações extraintestinais, com envolvimento ocular, articular, pele, ossos, rins e fígado.

O paciente pode passar períodos sem nenhum sintoma (dizemos que a doença está em remissão).

Diagnóstico

O primeiro passo para diagnosticar a doença de Chron é feito através da avaliação clínica (história e exame físico).

Alguns exames podem ser solicitados, como:

  • Laboratoriais: hemograma, provas de atividade inflamatória (proteína C reativa (PCR) e velocidade de hemossedimentação (VHS), biomarcadores como a calprotectina fecal, sangue oculto nas fezes.
  • Exames endoscópicos: procedimentos como a colonoscopia e a sigmoidoscopia são indicados para diagnóstico e acompanhamento da doença de Chron.
  • Imagem: ultrassonografia, tomografia e ressonância podem ajudar no acompanhamento e diagnóstico de complicações como fístulas.
  • Biópsia: durante a colonoscopia uma amostra de tecido coletada nas áreas inflamadas do intestino, é enviada para análise microscópica para confirmação do diagnóstico.

Doença de Crohn tem cura?

Não existe uma cura para a doença de Crohn, mas existem diversas opções de tratamento disponíveis para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Tratamentos

A maioria dos pacientes é tratada com medicações que inibem a inflamação especificamente no intestino (mas nunca se deve usar anti-inflamatórios comuns, que podem piorar o quadro) pode ser necessário uso de imunossupressor e eventualmente antibiótico.

Existem diversos tipos de medicamentos que o médico pode prescrever, lembrando que o tratamento é individualizado, variando conforme os sintomas apresentados, resposta à medicação e ocorrência de recaídas. Há casos em que a cirurgia pode ser indicada.

Para localizar o laboratório Fleury mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma online. 

Lembre-se sempre de consultar o seu médico.