O ultrassom abdominal é um exame de imagem que avalia órgãos e estruturas da cavidade abdominal.
Utilizado para o rastreamento e a primeira triagem de dores abdominais de causa desconhecida, além de avaliar a presença de alterações difusas do parênquima hepático, como infiltração de gordura (esteatose) ou alterações focais, como a presença de cistos ou nódulos, que podem ser tumores benignos ou malignos.
Também permite o diagnóstico de litíase vesicular (“pedra na vesícula”) ou dilatação das vias biliares e avalia se o baço está aumentado (esplenomegalia) ou se possui alterações no seu parênquima.
Para além das indicações, a ultrassonografia abdominal pode ser indicada quer no diagnóstico quer na avaliação da resposta ao tratamento em diversas doenças.
O exame de ultrassom estuda fígado, vesícula e vias biliares, pâncreas, baço, aorta, rins, bexiga, aorta abdominal, veia cava inferior.
O que um ultrassom abdominal pode detectar?
Pode ajudar a diagnosticar condições como:
O ultrassom abdominal é um exame indolor, feito através da colocação de um transdutor (aparelho que emite o ultrassom), com pequena quantidade de gel na ponta em várias posições no abdome. Por meio de emissão de ondas de ultrassom, imperceptíveis ao ouvido humano, o aparelho realiza as imagens dos órgãos a serem estudados.
O preparo para o ultrassom de abdômen total exige a necessidade de jejum por seis horas (exceto água e medicamentos). A bexiga precisa estar cheia.
Os detalhes das instruções de preparo são enviados pelo laboratório e devem ser avaliados pelo paciente antes da realização do exame.
Agora você pode agendar exames no seu laboratório de confiança com muito mais agilidade!
Clique aqui e faça o agendamento digital do seu ultrassom abdominal agora mesmo (o pedido médico é necessário). Se preferir, fale conosco através do WhatsApp ou ligue (11) 3179-0822 - Grande São Paulo | 0800 704 0822 - Outras localidades.
O vírus sincicial respiratório (VSR) causa doenças respiratórias graves em crianças pequenas e em idosos.
Saiba mais informações sobre a tomografia do tórax
Saiba tudo sobre a ressonância magnética do crânio