Varicocele: o que é, causas e sintomas!

A varicocele é a dilatação das veias nos testículos que pode causar dor e afetar a fertilidade masculina. Veja como é feito o diagnóstico e tratamento.

A varicocele inicia sempre na adolescência e é a doença mais relacionada à infertilidade masculina. Apesar de ser uma condição comum, muitos ainda desconhecem suas causas, sintomas e opções de tratamento. 

Embora seja considerada por muitos uma doença inofensiva, a varicocele pode se tornar grave para muitos homens. Entenda mais sobre o assunto, continue a leitura e saiba quando procurar ajuda médica. 

O que é varicocele?

A varicocele é caracterizada pela dilatação anormal das veias do plexo pampiniforme, localizadas no interior do escroto, que são importantes para a regulação da temperatura dos testículos e a produção de espermatozoides saudáveis

Quando essas veias se dilatam e geram refluxo de sangue, podem comprometer essa função termorreguladora e comprometer a fertilidade masculina.

Causas da varicocele 

As causas da varicocele estão relacionadas ao mal funcionamento das válvulas das veias do escroto. Entre os fatores contribuintes para a condição, destacam-se:

  • Idade: mudanças físicas e hormonais ao entrar na puberdade podem levar ao aparecimento da varicocele, por volta dos 12-13 anos de idade;

  • Altura: homens mais altos e magros podem ser mais suscetíveis a desenvolver varicocele;

  • Obesidade: o aumento da pressão intra-abdominal leva à dificuldade de retorno venoso pelas veias testiculares;

  • Predisposição genética: o risco é maior quando há pai ou irmão com varicocele.

Sintomas da varicocele

Em muitos casos, a varicocele é assintomática e descoberta apenas por meio de exames de rotina. Contudo, pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:

  • Aumento de volume na bolsa testicular no lado mais acometido, geralmente o esquerdo;

  • Dor é um sintoma raro, acometendo menos de 10% dos homens com varicocele;

  • Infertilidade;

  • Sensação de peso nos testículos.

Impacto da varicocele na fertilidade masculina

A varicocele é uma das principais causas de infertilidade masculina, afetando a produção e a qualidade dos espermatozoides. 

A condição acarreta o refluxo de sangue nas veias dilatadas, ocasionando um aumento da temperatura escrotal. Essa elevação crônica da temperatura prejudica a eficiência da espermatogênese, reduzindo a produção e a qualidade dos espermatozoides. Portanto, é um dos principais motivos que geram infertilidade em homens. 

Como é o diagnóstico? 

O diagnóstico da varicocele geralmente é realizado por meio de um exame físico detalhado. O médico pode solicitar a manobra de valsalva, uma técnica em que o paciente prende a respiração e força para ajudar na detecção da dilatação das veias. Recomenda-se exame físico anual para os adolescentes, a fim de detectar precocemente a varicocele.

Também podem ser solicitados exames de imagem, como a ultrassonografia de bolsa testicular com doppler colorido.

Tratamento da varicocele

Em casos assintomáticos, o médico pode optar por apenas monitorar a condição.

O tratamento é indicado principalmente quando a condição gera infertilidade. Nesse cenário, o urologista deve recomendar a varicocelectomia, um tipo de cirurgia que deve ser idealmente realizada com o uso de microscópio, possibilitando que todas as veias afetadas sejam tratadas por meio de ligadura e sem o risco de afetar outras estruturas importantes para a produção dos espermatozoides, como a artéria testicular. O procedimento é geralmente realizado em regime de day-hospital devido ao seu caráter minimamente invasivo. 

Converse sempre com seu (sua) médico (a) e, se exames forem indicados, conte com o Fleury. Para localizar a unidade mais próxima da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma online.