Cliente? Clique aqui para trocar de perfil.

Teste rápido detecta indícios de rotura prematura de membranas com alta sensibilidade | Revista Médica Ed. 1 - 2013

Já está disponível, no Fleury, um teste capaz de identificar, na secreção vaginal de gestantes, a alfa-1-microglobulina placentária (PAMG-1).

Já está disponível, no Fleury, um teste capaz de identificar, na secreção vaginal de gestantes, a alfa-1-microglobulina placentária (PAMG-1), uma proteína que normalmente é encontrada no líquido amniótico em altas concentrações, mas que, no fluido vaginal, tem níveis extremamente baixos, da ordem de 50-220 picogramas/mL. Com isso, a detecção da PAMG-1 nesse material é altamente sugestiva de rotura prematura de membranas, que responde por 20-40% dos casos de prematuridade, muitas vezes em associação com corioamnionite e com consequente risco de infecção neonatal.

Denominado AmniSure®, o exame utiliza anticorpos monoclonais que detectam a proteína em questão mesmo em quantidades mínimas de líquido amniótico nas secreções vaginais (até 0,005 de uma gota), com precisão de aproximadamente 99%, o que elimina de forma eficaz os resultados falso-positivos e falso-negativos. Feito da 12ª semana gestacional até o fim da gravidez, o novo método pode ser combinado à ultrassonografia obstétrica para a avaliação da redução de volume de líquido amniótico. Da coleta até a emissão do laudo pelo assessor, obstetra e gestante têm de esperar, no máximo, 30 minutos.

PASSO A PASSO DO AMNISURE®:

1. O conteúdo vaginal é obtido do fundo de saco posterior por meio de um swab de poliéster estéril, o qual, a seguir, permanece descansando numa solução solvente dentro de um tudo específico.

2. A seguir, sai o swab e entra a fita-teste, que efetivamente aponta a presença da PAMG-1 na solução. Perdas significativas de líquido amniótico produzem resultados visíveis mais cedo, após cinco minutos, enquanto perdas menores demoram até dez minutos.


ASSESSORIA MÉDICA
Dr. Mário Henrique Burlacchini de Carvalho
mario.carvalho@grupofleury.com.br