10 exames médicos aliados do coração

Apesar de grande parte das doenças cardiovasculares poderem ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis, as doenças do coração são a principal causa de morte no planeta.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem anualmente por causa de doenças cardíacas. No Brasil, o número chega a 350 mil.


A prevenção continua sendo primordial e adotar um estilo de vida saudável pode fazer toda a diferença. “Ter uma dieta com pouco sal e menos gordura saturada e carboidratos, evitar a ingesta excessiva de álcool, praticar exercício físico, manter-se longe do cigarro e estar de bem com a balança são dicas preciosas para quem quer estar com o coração em dia”, afirma Dra. Viviane Zorzanelli, cardiologista do Fleury Medicina e Saúde.



A cardiologista lembra, ainda, que o caminho para um coração saudável passa por uma avaliação médica regular e exames de rotina para observar o comportamento cardíaco, prever alguma complicação e sinalizar possíveis recomendações aos pacientes. “Muitos fatores de risco cardiovascular e condições cardíacas são silenciosos ou podem ser confundidos com outras doenças. A realização de exames é fundamental para identificar riscos, investigar enfermidades e orientar sobre tratamentos adequados”, diz a médica.



A seguir, alguns dos exames que contribuem para o diagnóstico e o acompanhamento da saúde cardíaca.



Eletrocardiograma:  contribui para encontrar alterações do ritmo cardíaco, bloqueios e até sinais de infarto do miocárdio. Com o paciente deitado, são posicionados eletrodos (colados na pele com um tipo de adesivo) que mostram o ritmo, a frequência dos batimentos e o trajeto que o impulso elétrico faz dentro do coração.



Holter: monitorização eletrocardiográfica durante 24 horas. O dispositivo portátil, acoplado ao paciente, faz o registro de toda atividade elétrica do coração durante 24 horas ou mais. O exame é importante para investigação de arritmias cardíacas e desmaios (síncopes).



Angiotomografia coronária:  mostra a presença de cálcio nas artérias coronárias. Quando em muita quantidade, o cálcio pode trazer problemas como obstrução das artérias.



Ecocardiograma com doppler: o exame é uma ultrassonografia cardíaca e serve para fornecer informações sobre o tamanho e a forma do coração, bem como sobre movimentos musculares e das válvulas coronárias. Com ele, é possível ver como o coração contrai e relaxa, entre outros comportamentos.  Auxilia na avaliação das artérias e veias da região do coração.



Cintilografia do miocárdio: serve para avaliar o fluxo de sangue nas artérias do coração. Para o exame, o paciente recebe material radioativo especialmente tratado para aderir ao músculo cardíaco (o miocárdio). A substância injetada em uma veia periférica sinaliza as áreas com fluxo normal de sangue e mostra onde o fluxo está insuficiente, permitindo ao médico encontrar áreas de diminuição do fluxo sanguíneo, caracterizando suspensão da irrigação sanguínea (isquemias) ou fibrose do miocárdio, ocasionados por obstrução arterial.



Mapa: a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial serve para observar o comportamento da pressão arterial ao longo das 24 horas, a partir de um aparelho colocado na cintura e conectado por um tubo de plástico fino a uma braçadeira instalada no braço do paciente.



Teste ergométrico: avalia o sistema cardiovascular sob esforço físico e pode ser feito em esteira ou bicicleta. É um método muito útil para diagnosticar isquemia do miocárdio, arritmias e o comportamento da pressão arterial durante o esforço.



Exames de sangue:  entre os principais estão o perfil lipídico (determinam as dosagens de colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos), glicemia (mede a quantidade de glicose no sangue), creatinina (avalia a saúde dos rins), ácido úrico e, a depender do caso, enzimas hepáticas.



Testes genéticos



Condições cardíacas como arritmias e miocardiopatias podem estar associadas a alterações genéticas hereditárias. Nesse contexto, os testes genéticos contribuem para a confirmação diagnóstica e para o aconselhamento genético da família, com impacto também nas orientações e conduta terapêutica. A seguir, alguns exames da medicina genética que são aliados do coração:



Painel de Arritmias Hereditárias:  os diversos tipos de arritmias hereditárias podem estar relacionados a mutações genéticas congênitas ou hereditárias. Este painel investiga os 35 genes mais ligados às arritmias frequentes para a confirmação genética dos sintomas ou identificação de risco dado o histórico familiar.



Painel de Hipercolesterolemia Familiar: o exame sequencia 10 genes relacionados às causas hereditárias para elevados níveis de colesterol, que podem resultar de mutações no gene do receptor de LDL, entre outros. A identificação precoce da condição no paciente e em seus familiares pode direcionar a um tratamento adequado e auxiliar na prevenção de eventos cardíacos futuros.



Esses e outros exames genéticos estão disponíveis em www.fleurygenomica.com.br.



Sobre o Fleury Medicina e Saúde

Referência nacional em Medicina Diagnóstica e de Precisão, o Fleury oferece 3,5 mil testes em 37 diferentes especialidades médicas. Entre as recentes inovações ofertadas está a plataforma Fleury Genômica, canal dedicado a atender com excelência clientes e médicos e que possibilita a realização de testes genéticos em amostra de saliva, sangue e biópsias inteiramente online, mediante pedido médico para clientes situados em qualquer região do País e do mundo. Também é precursor no conceito de Centro Integrado de Medicina Diagnóstica, que oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica e serviços singulares, como a Vila da Saúde, para atendimento infantil; Gestar Fleury, dedicado à medicina fetal; Imagem Osteomuscular, dedicado a doenças osteomusculares; entre outros. O Fleury tem unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Barueri (SP), Cotia (SP), Campinas (SP) e Jundiaí (SP), além de Brasília (DF).



Acesse e conheça o Fleury Genômica: www.fleurygenomica.com.br
Site Fleury Medicina e Saúde: www.fleury.com.br
Curta o Fleury no Facebook: www.facebook.com/FleuryMedicinaeSaude
Siga o Fleury no Instagram:www.instagram.com/fleury/
Inscreva-se no canal do Fleury no YouTube:www.youtube.com/FleuryMedicinaeSaude

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.