Já que o tratamento definitivo do hiperparatiroidismo primário (HPP) é cirúrgico, a cintilografia das paratiroides tem papel fundamental na localização do adenoma dessa glândula.
Já que o tratamento definitivo do hiperparatiroidismo primário (HPP) é cirúrgico, a cintilografia das paratiroides tem papel fundamental na localização do adenoma dessa glândula, especialmente em casos de lesão ectópica ou com localização cervical profunda. Contudo, apesar de se dar grande importância para a retenção do sestamibi nas imagens tardias, a literatura mostra que nem todos os casos preenchem esse critério.
Diante de tal constatação, a equipe de médicos nucleares do Fleury desenvolveu um estudo para avaliar a prevalência da retenção tardia em pacientes com HPP, além de relacioná-la a outras variáveis como idade, sexo, tempo da imagem tardia e níveis séricos de cálcio (Ca) e paratormônio (PTH). Para tanto, foram selecionadas 143 cintilografias de pacientes com HPP que haviam realizado as dosagens séricas de Ca e PTH em período próximo ao do exame de imagem. As variáveis mencionadas passaram por análise do teste exato de Fisher e regressão logística, tendo sido considerado significativo p<0,05.
A retenção tardia foi observada em apenas 53,8% dos pacientes. Na análise por regressão logística, valor do Ca e menores idade e tempo de aquisição da imagem tardia apresentaram associação independente com maior retenção do radiofármaco e, ao categorizar as variáveis, nível de Ca superior a 10,3 mg/dL, imagens abaixo de duas horas e valor de PTH maior que 80 pg/mL também mostraram contribuição independente.
De acordo com o assessor médico do Fleury em Medicina Nuclear, Marco Antônio Condé de Oliveira, embora a retenção tardia seja importante, outros elementos devem ser considerados para uma localização acurada do adenoma de paratiroide. “Os casos com HPP e valores de Ca não muito elevados e i?magens tardias com mais de duas horas, por exemplo, foram associados com ausência de retenção, o que reforça a relevância das imagens Spect e da correlação anatômica com a tomografia”, sustenta.
Adenoma de paratiroide com retenção tardia.
Adenoma de paratiroide sem retenção tardia.
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública