RT PCR que pesquisa simultaneamente os vírus Sars-CoV-2, influenza A e B e também o vírus sincicial.
Os testes rápidos por imunocromatografia para a pesquisa de vírus respiratórios trazem agilidade e esclarecem boa parte dos casos positivos, quando realizados nos primeiros cinco dias de sintomas. Contudo, se o resultado vier negativo e a suspeita de infecção persistir, qualquer que seja o agente pesquisado, as técnicas moleculares podem ter utilidade para complementar a investigação.
Para diferenciar os principais agentes etiológicos, com o recente surto de gripe e a continuidade da pandemia de Covid-19, o Grupo Fleury agora oferece um exame de RT PCR que pesquisa simultaneamente os vírus Sars-CoV-2, influenza A e B e também o vírus sincicial respiratório (VSR), cuja circulação costuma aumentar com a chegada do outono.
Na prática, o exame configura-se como uma alternativa mais sensível que o teste rápido e que o painel por imunofluorescência para esclarecer a etiologia de viroses respiratórias.
O quadro abaixo compara o novo exame com os clássicos, em rotina.


O painel molecular para vírus e bactérias do trato respiratório (22 agentes) é preferencialmente indicado para os casos mais graves e para pacientes imunossuprimidos.
E para crianças menires de 5 anos?
Considerar a possibilidade de VSR. Para esclarecer o quadro, sugere-se usar o teste rápido para VSR (sensibilidade = 76%) ou o teste rápido para Covid-19 associado ao painel por imunofluorescência ou, ainda, somente o painel por PCR para quatro vírus, que permite coleta única, garante agilidade do resultado e maior sensibilidade.
Testes disponíveis no Grupo Fleury para a Pesquisa de Agentes Respiratórios
Para melhor visualização das tabelas, clique aqui..
Tabela 1: Testes disponíveis no Grupo Fleury para a pesquisa de agentes respiratórios diversos (1)

(1) A disponibilidade dos testes varia em relação às diferentes marcas e unidades do Grupo Fleury. Os testes específicos para Sars-CoV-2 estão na tabela 2.
(2) Legenda: ADV: adenovírus; hMPV: metapneumovírus humano; INFA: influenza A; INFB: influenza B; PIV: parainfluenza; VSR: vírus sincicial respiratório.
Tabela 2: Testes disponíveis no Grupo Fleury para pesquisa direta de Sars-Cov-2

(1) Testes diretos definem se há infecção no momento da coleta. No Grupo Fleury, sua disponibilidade varia conforme as diferentes marcas e unidades.
(2) Legenda: ADV: adenovírus; hMPV: metapneumovírus humano; INFA: influenza A; INFB: influenza B; PIV: parainfluenza; VSR: vírus sincicial respiratório.
Consultoria médica
Exoma identifica nova variante patogênica germinativa no gene CEBPA, associado à doença
Estudos recém-publicados mostram relação causal entre vacinação contra herpes-zóster.
Ultrassonografia favorece o diagnóstico de condições que afetam a unha e suas estruturas.
Marcadores genéticos para doença hepática esteatótica podem contribuir para um manejo personalizado.