Recentemente introduzida no Fleury e disponível na Unidade República do Líbano I, a actigrafia é um método validado que usa um aparelho não invasivo semelhante a um relógio de pulso para aferir parâmetros do sono por meio da análise de atividade motora, temperatura e exposição à luz, o que pode ser feito em um período de dias ou semanas.
O exame tem particular utilidade na suspeita de alterações do ritmo circadiano sono- vigília, nos casos de insônia e em distúrbios neurológicos e psiquiátricos que possivelmente impactem o sono.

Os dados obtidos pelo método – quantidade diária de horas dormidas, bem como regularidade e continuidade dos períodos de sono – complementam as informações relatadas pelo próprio paciente por meio de um diário, funcionando ainda como uma alternativa para os indivíduos incapazes de oferecer relatos precisos.
Vale ponderar que a actigrafia não substitui a polissonografia, uma vez que características como arquitetura e estágios do sono, presença de movimentos anormais e alterações respiratórias não são avaliadas nesse exame.
Consultoria médica
Dra. Rosana Cardoso Alves
Dr. Rodrigo de Paiva Tangerina
Dra. Marina Cardeal
Exoma identifica nova variante patogênica germinativa no gene CEBPA, associado à doença
Estudos recém-publicados mostram relação causal entre vacinação contra herpes-zóster.
Ultrassonografia favorece o diagnóstico de condições que afetam a unha e suas estruturas.
Marcadores genéticos para doença hepática esteatótica podem contribuir para um manejo personalizado.