Recentemente introduzida no Fleury e disponível na Unidade República do Líbano I, a actigrafia é um método validado que usa um aparelho não invasivo semelhante a um relógio de pulso para aferir parâmetros do sono por meio da análise de atividade motora, temperatura e exposição à luz, o que pode ser feito em um período de dias ou semanas.
O exame tem particular utilidade na suspeita de alterações do ritmo circadiano sono- vigília, nos casos de insônia e em distúrbios neurológicos e psiquiátricos que possivelmente impactem o sono.

Os dados obtidos pelo método – quantidade diária de horas dormidas, bem como regularidade e continuidade dos períodos de sono – complementam as informações relatadas pelo próprio paciente por meio de um diário, funcionando ainda como uma alternativa para os indivíduos incapazes de oferecer relatos precisos.
Vale ponderar que a actigrafia não substitui a polissonografia, uma vez que características como arquitetura e estágios do sono, presença de movimentos anormais e alterações respiratórias não são avaliadas nesse exame.
Consultoria médica
Dra. Rosana Cardoso Alves
Dr. Rodrigo de Paiva Tangerina
Dra. Marina Cardeal
Nirsevimabe ajuda a prevenir a infecção e complicações causadas pelo VSR em lactentes
Saiba como contornar os desafios na interpretação dos resultados da dosagem de prolactina
Ginecologista, o relógio biológico de sua paciente está correndo.
Strain atrial: uma nova ferramenta clínica para avaliação da função cardíaca