O uso de broncoscópios flexíveis, próprios para crianças, melhorou o alcance do exame e reduziu o risco de traumas à mucosa das vias aéreas.
O uso de broncoscópios flexíveis, próprios para crianças, melhorou o alcance do exame e reduziu o risco de traumas à mucosa das vias aéreas.
A broncoscopia pediátrica é um método utilizado para o diagnóstico de alterações anatômicas e de doenças inflamatórias ou infecciosas das vias aéreas.
Além de analisar a forma e a estrutura local, possibilita, por meio do fibrobroncoscópio, a coleta de lavado broncoalveolar, escovado brônquico e biópsias, que podem ser usados para culturas de microrganismos, assim como para estudos citológicos e histológicos.
Desde que suas contra-indicações sejam respeitadas, a broncoscopia pediátrica é um exame seguro, que evita hospitalizações e procedimentos mais invasivos.
O desenvolvimento de broncoscópios flexíveis de calibre reduzido, aí incluindo os pediátricos, melhorou o alcance da análise visual da árvore traqueobrônquica, minimizando o desconforto respiratório e os traumatismos à mucosa da região.
Finalmente, a utilização de técnicas de sedação e anestesia aumenta a segurança do exame, que pode ser realizado em ambiente ambulatorial, além de reduzir seu tempo de duração e permitir a rápida recuperação da criança.
Assessoria Médica |
---|
Dra. Marcia Jacomelli: [email protected] |
Dr. Paula Rogério Scordamaglio: [email protected] |
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
Pode ser utilizada para detectar o DNA da bactéria Leptospira spp. no plasma.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.