Biópsia de glândulas salivares menores permite o diagnóstico da síndrome de Sjögren

A condição tem prevalência mundial entre 0,05% e 0,4% e afeta sobretudo mulheres.

Doença autoimune inflamatória crônica, a síndrome  de Sjögren primária (SSp) caracteriza-se pelo infiltrado linfocitário predominante em glândulas exócrinas,  principalmente salivares e lacrimais, evoluindo com a  disfunção dessas estruturas.

A condição tem prevalência mundial entre 0,05% e  0,4% e afeta sobretudo mulheres, em proporção de  9:1, entre a quinta e a sétima década de vida.

A xerostomia e a xeroftalmia (boca e olho secos)  estão entre os sintomas mais comuns, com frequência de 98% e 93%, respectivamente. No entanto, mais  de um terço dos pacientes pode apresentar manifestações extraglandulares, como artrite, pneumonite e  vasculite.

A biópsia de glândulas salivares menores tem importante papel  não apenas no diagnóstico, mas também na avaliação prognóstica dos pacientes, uma vez que o número de focos linfocitários  encontrados guarda relação com a gravidade da doença. As glândulas são individualizadas e retiradas sob visão direta após incisão  na mucosa do lábio inferior e avaliadas por anatomia patológica.

Considera-se a presença de sialoadenite linfocítica focal a marca da SSp. Cada foco compõe-se de um agregado de 50 ou mais  linfócitos no tecido glandular e o número de focos em uma área  de 4 mm2 determina o escore focal. O diagnóstico da condição  pode ser firmado quando há um ou mais focos.

Vale salientar que a biópsia de glândulas salivares menores é  um procedimento seguro, sem contraindicações, e possui baixa  incidência de efeitos adversos imediatos e tardios.


Foco linfocitário: aumento de 100X, à esq., e de 200X, à dir

Ficha técnica  

Biópsia de glândulas salivares menores 

Método: incisão em mucosa do lábio inferior e retirada de glândulas  salivares menores, seguida de análise anatomopatológica 

Principais aspectos avaliados: morfologia glandular, presença de  infiltrado linfocitário 

Local de realização do exame: Unidade Paraíso 

Prazo de resultados: em até três dias úteis.


CONSULTORIA MÉDICA 

Dra. Ana Beatriz Andrêo Garcia 

[email protected]  

Dr. Aloisio Souza Felipe da Silva 

[email protected] 

Dr. Luis Eduardo Coelho Andrade  

[email protected]