Cardiologia: ecocardiografia com avaliação do strain aprimora o estudo da função ventricular | Revista Médica Ed. 4 - 2016

O strain miocárdico consiste numa nova modalidade ecocardiográfica que estuda a mecânica (deformação) cardíaca, tendo sido desenvolvido com o objetivo de melhorar a avaliação da função ventricular.

O strain miocárdico consiste numa nova modalidade ecocardiográfica que estuda a mecânica (deformação) cardíaca, tendo sido desenvolvido com o objetivo de melhorar a avaliação da função ventricular, um dado importante na prática clínica, obtido principalmente pelo cálculo da fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE). Para essa abordagem, utiliza-se sobretudo a técnica de speckle tracking, baseada no rastreamento (tracking) de marcadores acústicos naturais (speckles), presentes na imagem bidimensional em escala de cinza durante todo o ciclo cardíaco. 


Uma vez que a função sistólica cardíaca constitui fenômeno complexo e dependente do arranjo estrutural e da contração das fibras miocárdicas nos sentidos longitudinal, circunferencial e radial, o strain pode ser avaliado nessas três direções, mas o longitudinal do ventrículo esquerdo (VE) foi o mais estudado e conta com dados consolidados na literatura, o que permite seu uso na prática clínica. Dentre esses dados, é possível demonstrar alteração da função contrátil do VE, mesmo com FEVE preservada, em diversas situações clínicas, como hipertensão arterial, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca com FEVE preservada, valvopatia, quimioterapia com agentes cardiotóxicos, diabetes mellitus, talassemia e distrofia muscular de Duchenne, apenas para citar algumas que podem cursar com comprometimento do VE. O strain ainda possui valor prognóstico em cardiomiopatias e na doença isquêmica.


Vale lembrar que o ventrículo direito (VD) igualmente pode ser estudado pela mesma técnica. Em pacientes com hipertensão pulmonar, o strain do VD apresenta-se reduzido, mesmo quando a avaliação de sua função é normal pelos parâmetros ecocardiográficos clássicos, indicando que o método também tem utilidade na detecção precoce de disfunção ventricular direita.


 

Imagem de ecocardiograma transtorico convencional magnificada mostra, ao ultrassom, o aspecto pontilhado (speckles) inerento ao tecido miocárdico.


 

Análise do strain em mulher de 50 anos, assintomática, em pré-operatório para cirurgia de coluna. Observa-se discreta redução da deformação (strain) do segmento basal das paredes anterior e inferolateral (setas). A paciente foi submetida a cateterismo, que demonstrou significativa obstrução nas artérias coronárias descendente anterior e circunflexa.



Assessoria Médica
Dr. Frederico José N. Mancuso
Dra. Ingrid Kowatsch
Dr. Marcio Silva Miguel Lima