O diagnóstico da doença de Parkinson (DP) é essencialmente clínico e se baseia na presença de sintomas motores característicos, como bradicinesia, rigidez, tremor de repouso e anormalidades posturais. A condição ainda não pode ser detectada na sua fase pré-clínica ou pré-motora, porém já existe a possibilidade de diagnosticá-la precocemente e até mesmo de confirmá-la por neuroimagem funcional – mais precisamente com a cintilografia com Trodat, um traçador que se liga de forma seletiva aos transportadores de dopamina pré-sinápticos (DAT) no estriado.
A perda desses transportadores tem correspondência com a perda dos neurônios dopaminérgicos nigroestriatais e pode ser demonstrada de modo muito sensível nas imagens SPECT com Trodat, mesmo nas fases iniciais da doença. A redução da densidade dos DAT está associada com a gravidade e com a progressão da DP. Por outro lado, imagens normais afastam tal hipótese.
Nos pacientes com quadro clínico típico e boa resposta à terapia com levodopa, nem sempre há necessidade de confirmação com exames funcionais. Contudo, nos indivíduos com indicação de procedimentos terapêuticos agressivos ou, ainda, no diagnóstico diferencial entre tremor essencial e DP, o uso da cintilografia com Trodat pode ser útil. Na DP, vale assinalar, a redução da captação estriatal é assimétrica e atinge o putâmen de forma preferencial, sendo essas alterações contralaterais ao lado mais acometido pela doença.
O exame pode também contribuir com a diferenciação entre a doença de Alzheimer, primeira causa de demência, na qual a captação se mostra normal, e a demência por corpúsculos de Levy, segunda causa, na qual há diminuição da captação estriatal.
A inclusão de softwares de pós-processamento das imagens, como o DatQUANT®, que utiliza um template preestabelecido de pacientes normais para medidas automáticas de assimetria de captação no estriado, ajuda a aumentar a acurácia do diagnóstico e a reprodutibilidade da interpretação das imagens.
Uma boa notícia é que o SPECT com Trodat foi incluído na última atualização do Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar em 2018, tendo, portanto, cobertura obrigatória no território nacional.
Paciente masculino, 42 anos, com tremor a esclarecer. As imagens evidenciavam concentração normal e simétrica do radiofármaco nos estriados. Análise quantitativa com o DatQUANT®: no estriado direito, 49%, e no estriado esquerdo, 51%.
Paciente masculino, 70 anos, com redução de força no hemicorpo esquerdo e tremor nas mãos predominante do lado esquerdo. As imagens mostram acentuada hipoconcentração no estriado direito, notadamente na região posterior. Análise quantitativa com o DatQUANT®: estriado direito, 35%, e estriado esquerdo, 65%. Alteração típica: assimétrica e contralateral ao acometimento clínico.
CONSULTORIA MÉDICA
Medicina Nuclear
Dr. Marco Antonio Condé de Oliveira
Dra. Paola Smanio
Neurologia
Dr. Aurélio P. Dutra
Dra. Maramélia Araújo de M. Alves
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
Pode ser utilizada para detectar o DNA da bactéria Leptospira spp. no plasma.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.