Chegou a nova edição da revista Fleury Med, que apresenta, em sua matéria de capa, o teste de avaliação da microbiota intestinal, que é feito por sequenciamento genético das bactérias intestinais e tem utilidade no diagnóstico e no tratamento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e até mesmo câncer.
A publicação traz ainda uma abrangente matéria sobre o papel do ginecologista no atendimento à comunidade LGBTQIAPN+, incluindo orientações sobre métodos de prevenção de IST até rastreamento de doenças, com destaque para os cuidados com a saúde reprodutiva de pessoas que passam por hormonioterapia.
A integração de diferentes recursos laboratoriais é o foco da seção de Pediatria, que faz uma atualização sobre a avaliação da infecção do trato urinário na infância, desde os exames diagnósticos utilizados nesse contexto até a investigação por imagem. Ainda sobre a saúde da população infantil, a edição aborda o raciocínio diagnóstico na abordagem de baixa estatura.
Esse número da revista também dedica espaço ao reconhecimento das doenças de pele mais frequentes nos adultos 60+ e trata das aplicações do tricograma, um exame simples e não invasivo que ajuda a esclarecer alopecias.
Clique aqui para ler a edição completa.
Fleury conta com todos os recursos para a investigação, incluindo um setor de provas funcionais.
Publicação destaca o diagnóstico por imagem das doenças neurometabólicas.
Ressonância magnética é útil especialmente em casos mais complexos da doença
Com a PCR, é possível flagrar o treponema na fase primária.