Muito além de resultados
Desde sua fundação, em 1926, o Fleury se destaca como um laboratório de referência, oferecendo atendimento diferenciado e acesso ao seu corpo clínico.
No início, a assessoria médica era realizada pelos próprios fundadores por meio da discussão de casos clínicos, resultando em troca de conhecimento e ajuda nos diagnósticos mais difíceis. Hoje, num cenário de novas doenças e condições clínicas, o Fleury tem estreitado as relações com os médicos ao fornecer, mais do que exames, soluções diagnósticas ajustadas às necessidades de cada especialidade médica, entregando-as de forma rápida e em diferentes plataformas. Tudo sem jamais abrir mão de seu jeito especial de atender o paciente e de compartilhar com a comunidade médica suas descobertas.
A endocrinologia do Fleury
O início das atividades do Fleury na área de Endocrinologia se deu em meados do século passado e foi marcado pelo desenvolvimento de vários ensaios considerados avançados, como o PBI, para a avaliação indireta da função tiroidiana, os metabólitos urinários da produção de esteroides e os ensaios biológicos para gonadotrofinas, como o Galli-Mainini.
A partir dos anos 1970, houve uma completa revolução nessa especialidade, com o surgimento do radioimunoensaio, que possibilitou dosar hormônios no sangue. Nessa época, a equipe de endocrinologistas do laboratório desenvolveu e publicou, de forma pioneira, mais de 40 técnicas para diferentes dosagens hormonais. Na década de 1980, o Fleury produziu uma longa lista de anticorpos monoclonais e vários hormônios passaram a ser medidos por essa técnica. Nos últimos anos, o pioneirismo prosseguiu com o emprego da espectrometria de massas para mensurar esteroides, considerada o padrão-ouro nesse contexto.
Além das dosagens hormonais, que são o carro-chefe da Endocrinologia, o Fleury também conta com três serviços especializados para a expansão das soluções diagnósticas nessa área: o Setor de Provas Funcionais, o Centro Avançado de Diagnóstico de Nódulo da Tiroide e o Grupo de Doenças Osteometabólicas.
Setor de Provas Funcionais
O Setor de Provas Funcionais atende adultos e crianças, sempre com a supervisão de um endocrinologista e com o apoio de uma equipe de enfermagem especializada. As provas específicas para avaliação da hipófise anterior e posterior, esteroidogênese adrenal, hiperaldosteronismo primário, função testicular e tumores endócrinos são realizadas exclusivamente na Unidade Paraíso. Desde a curva glicêmica até os testes que utilizam peptídeos sintéticos como estímulo, as provas funcionais configuram uma ferramenta diagnóstica fundamental para a definição de múltiplas doenças endocrinológicas.
Grupo de Doenças Osteometabólicas
Para o manejo dos exames de densitometria óssea (DO), há uma equipe especializada em metabolismo ósseo e mineral, que faz uma análise conjunta da anamnese com a bioquímica (incluindo vitamina D) para a elaboração do laudo de DO.
O grupo ainda responde por outros serviços diagnósticos que o Fleury oferece nessa área, a exemplo do escore trabecular ósseo (trabecular bone score) de coluna lombar para a medida indireta da qualidade óssea, da avaliação lateral da coluna para a detecção de fraturas (vertebral fracture assessment) e da composição corporal, que também fornece a medida de gordura visceral.
Centro Avançado de Diagnóstico de Nódulo da Tiroide
Os principais exames para investigação do nódulo tiroidiano, ou seja, a ultrassonografia e a análise citológica do material obtido pela punção, estão disponíveis em diversas unidades do Fleury. Entretanto, no Centro Avançado de Diagnóstico de Nódulo da Tiroide, os ultrassonografistas e citopatologistas são especializados na avaliação da glândula e interagem com o médico do paciente ainda durante sua permanência na unidade, o que permite a realização de exames adicionais, quando necessário, a exemplo de dosagens hormonais no lavado da punção aspirativa, resultando em maior agilidade no diagnóstico.
Exames disponíveis
O Fleury realiza centenas de testes laboratoriais e diversos estudos de imagem que auxiliam o endocrinologista no diagnóstico de doenças e condições do dia a dia da especialidade, bem como em casos de doenças raras. Veja um resumo do que você pode encontrar por grupos de exames:
Diferenciais
Médicos de referência nacional em Endocrinologia, todos formados pelas melhores escolas de Medicina do Brasil e com especialização internacional
Acesse os conteúdo científico mais recente produzido pela Endocrinologia do Fleury:
Aplicações da dosagem de T4 livre pós-diálise por espectrometria de massas
Como interpretar a variabilidade dos valores de TSH
Composição corporal por densitometria: princípios e aplicação clínica
Hipotiroidismo na população idosa
Novos recursos para o manejo e a classificação dos nódulos de tiroide
O desafio de avaliar a função da tiroide na gestação
Osteoporose: estratificação de risco de fraturas e modelos diagnósticos
Painel genético para osteogênese imperfeita/doenças ósseas relacionadas e hipofosfatasia
Princípios e aplicação do escore trabecular ósseo (TBS) na prática clínica
Radioablação e alcoolização de nódulos da tiroide
Corpo Clínico
Endocrinologia
Dra. Maria Izabel Chiamolera
Residência médica em Clínica Médica e Endocrinologia na EPM/Unifesp. Doutorado na EPM/Unifesp. Pós-doutorado na Johns Hopkins University, Baltimore (EUA). Médica na EPM/Unifesp.
[email protected]
Dr. José G. H. Vieira
Residência médica em Clínica Médica e Endocrinologia. Mestrado e doutorado na EPM/Unifesp. Pós-doutorado em Metabolismo Mineral pela Endocrine Unit MGH, Harvard Medical School. Professor afiliado e de pósgraduação da Disciplina de Endocrinologia da EPM/Unifesp.
[email protected]
Dr. Pedro Saddi
Residência médica em Clínica Médica e Endocrinologia na EPM/Unifesp. Doutorado na EPM/Unifesp. Patologista clínico e médico laboratorial pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.
[email protected]
Dr. Rui M. B. Maciel
Residência médica em Clínica Médica e Endocrinologia na Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Mestrado na EPM/Unifesp. Doutorado na EPM/Unifesp. Visiting-professor na Harvard Medical School/Beth Israel- Deaconess Hospital Boston (EUA). Livredocência na EPM/Unifesp.
[email protected]
Dra. Rosa Paula Mello Biscolla
Residência médica em Endocrinologia na EPM/ Unifesp. Especialização em Endocrinologia na Universidade de Pisa. Mestrado na EPM/ Unifesp. Doutorado na EPM/Unifesp.
[email protected]
Dr. José Viana Lima Junior
Residência médica em Clínica Médica e Endocrinologia na Santa Casa de São Paulo. Título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela SBEM. Médico endocrinologista dos Ambulatórios de Hipófise, Suprarrenal e Desenvolvimento da Santa Casa de São Paulo. Médico do Setor de Provas Funcionais do Fleury.
[email protected]
Ginecologia Endócrina
Dr. Gustavo A. R. Maciel
[email protected]
Ultrassonografia
Dr. Alberto Lobo Machado
[email protected]
Dra. Alessandra Caivano Rodrigues Ribeiro
[email protected]
Dr. Antonio C. Maia Jr.
[email protected]
Dra. Izabela Machado Bomfim
[email protected]
Dra. Pollyanna Campos Fatio
[email protected]
Dr. Roberto Castello
[email protected]
Citopatologia
Dr. Ivan Ucella Dantas de Medeiros
[email protected]
Dra. Luciane Choppa do Valle
[email protected]
Dr. Mauro Tadeu Ajaj Saieg
[email protected]
Medicina Nuclear
Dr. Marco A. C. Oliveira
[email protected]
Densitometria Óssea
Dra. Cynthia Maria Álvares Brandão
[email protected]
Dr. Diogo Souza Domiciano
[email protected]
Dra. Fernanda Guimarães Weiler
[email protected]
Dra. Patricia Dreyer
[email protected]
Dra. Patrícia Muszkat
[email protected]
Dra. Teresa Bonansea
[email protected]
Dra. Telma Palomo
[email protected]
Provas Funcionais
Dr. Jose Viana Lima Junior
[email protected]
Dra. Lia Monte
[email protected]
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
Pode ser utilizada para detectar o DNA da bactéria Leptospira spp. no plasma.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.