Conheça os novos exames implantados em novembro

Dosagem de vitamina B3 no plasma é um dos destaques do período.

O Fleury trabalha continuamente no desenvolvimento de exames para atender a diferentes demandas clínicas. Durante o mês de novembro, introduziu um novo teste, outro foi internalizado e um exame teve alteração da sua metodologia. Confira as novidades.


NOVO EXAME

Cultura para Enterobacterales

Trata-se de um exame utilizado para a pesquisa de Enterobacterales produtoras de OXA-48-like em pacientes hospitalizados ou em internação domiciliar. As colônias isoladas em meio seletivo podem ser identificadas em nível de espécie e expressão de carbapenemases do tipo OXA-48-like por teste imunocromatográfico. Em caso de coexpressão de IMP, KPC, NDM ou VIM, a presença dessas enzimas também é reportada.

INTERNALIZAÇÃO

Dosagem de vitamina B3 no plasma

A B3 (niacina ou ácido nicotínico) é uma vitamina hidrossolúvel envolvida em diversos processos metabólicos. Participa de reações de oxidorredução, incluindo a conversão de álcoois, cetonas e aminoácidos, bem como do metabolismo de lípides. As necessidades preconizadas da vitamina são de 16 mg/dia, para homens, e de 14 mg/dia, para mulheres. Recomenda-se um aumento da ingesta durante a gravidez e lactação. A deficiência de B3, associada ou não ao alcoolismo, causa a pelagra, que tem apresentação típica de uma doença degenerativa crônica associada a dermatite, demência e diarreia.

ALTERAÇÃO DE METODOLOGIA

Detecção de varíola por monkeypox por PCR em tempo real

A mudança de metodologia para a detecção da varíola por monkeypox permitiu uma melhor execução dos procedimentos de bancada. Foram feitas melhorias no protocolo referenciado pela Organização Mundial da Saúde para, com isso, aumentar a sensibilidade do ensaio e facilitar sua aplicação do teste na rotina.