Criamos, há pouco, o Centro Diagnóstico Avançado de Nódulo de Tiroide, iniciativa que nos inspirou a preparar a matéria de capa desta última edição de 2015.
Você já deve ter notado que o Fleury vem aproveitando alguns espaços, em suas unidades, para montar centros específicos com o propósito de atender determinados pacientes ou, então, investigar grupos de doenças. Essa estratégia permite melhor integração entre recursos humanos e técnicos, agilizando a resposta ao médico solicitante e reduzindo o tempo para a tomada de decisões.
Foi com essa intenção que criamos, há pouco, o Centro Diagnóstico Avançado de Nódulo de Tiroide, iniciativa que nos inspirou a preparar a matéria de capa desta última edição de 2015. O texto aborda, de forma bem aprofundada, a investigação integrada dos principais distúrbios funcionais da glândula. Evidentemente, nossos especialistas dão destaque para o protagonista desse novo espaço – o nódulo tiroidiano –, contextualizando os métodos clássicos com os recursos mais recentes, como o perfil de expressão gênica, que, indicado para resultados indeterminados da citologia, evita procedimentos invasivos desnecessários.
Esta revista também apresenta um exame recém-incorporado à nossa rotina que aposta justamente nesse tipo de screening genético, também com aplicações oncológicas. Trata-se do LeukoVantage®, que pesquisa 30 genes relacionados a neoplasias mieloides, com contribuições que vão do diagnóstico ao prognóstico.
Saindo um pouco da Oncologia, queremos ainda chamar sua atenção para uma oportuna atualização sobre a investigação de tuberculose latente. O mal do século passado continua rondando nossos pacientes mais frágeis, exigindo medidas profiláticas.
É com esse enaltecimento à prevenção, tão recorrente na Medicina, que encerramos o presente ano, esperando que, quaisquer que sejam os desafios clínicos que seus pacientes lhe apresentarem em 2016, você consiga sempre se antecipar. Do lado de cá, esteja certo, você encontrará todo o suporte de que precisar.
Grande Abraço,
Dra. Jeane Tsutsui
Diretora Executiva Médica | Grupo Fleury
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
Pode ser utilizada para detectar o DNA da bactéria Leptospira spp. no plasma.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.