O Fleury acaba de instalar, na Unidade Higienópolis, especializada em exames diagnósticos avançados ortopédicos e reumatológicos, o novo tomógrafo Siemens Somatom Definition Edge, o primeiro do gênero a chegar à América Latina.
Tomógrafo Siemens Somatom Definition Edge.
O Fleury acaba de instalar, na Unidade Higienópolis, especializada em exames diagnósticos avançados ortopédicos e reumatológicos, o novo tomógrafo Siemens Somatom Definition Edge, o primeiro do gênero a chegar à América Latina.
O equipamento possui 128 fileiras de detectores e capacidade de aquisição em dupla energia de 80-140 KV, proporcionando alta velocidade na obtenção de imagens, com consequente redução do tempo de exame, melhor diferenciação de densidade dos tecidos e estruturas, com redução dos possíveis artefatos de imagem – dureza, movimento e respiração –, e maior controle da radiação empregada. O uso de dupla energia ainda permite a distinção química entre os constituintes dos cálculos e cristais depositados nos tecidos humanos, como os de monourato de sódio (figura 1)
O tomógrafo utiliza o detector Stellar, o tubo Straton e a reconstrução interativa Admire, que, em conjunto, possibilitam adquirir imagens de alta qualidade diagnóstica com baixas doses de radiação, o que é fundamental, por exemplo, em protocolos de tomografia de corpo total utilizados no guideline do mieloma múltiplo (figura 2 A e B).
Tanto o uso da dupla energia quanto o software iMar, de redução de artefatos metálicos, permitem avaliação mais precisa de placas calcificadas, stents e outros implantes metálicos, favorecendo melhor avaliação do entorno e das próteses articulares, das órteses e das demais instrumentações metálicas em cirurgias ortopédicas (figura 3).
Os novos softwares e algoritmos de pós-processamento de imagem desse tomógrafo também conseguem distinguir áreas de edema ósseo provocado por um número variado de doenças, dentre as quais algumas fraturas no estágio mais inicial, o que não é possível nos equipamentos convencionais.
Procedimentos intervencionistas
Para completar, o tomógrafo recém-instalado reú- ne o que há de mais moderno e atual em termos de navegação por software e operação remota nas intervenções orientadas por tomografia computadorizada. As ferramentas de navegação em tempo real, tanto em 2D quanto em 3D, tornam tais procedimentos mais prá- ticos, rápidos e seguros, sendo disponibilizadas para toda a equipe médica e técnica por meio de monitores acoplados ao teto da sala de exame e de controle remoto com joystick em mesa auxiliar, ao lado da mesa de exame, para operar o tomógrafo sem necessidade de sair do local. Tudo isso resulta em maior conforto para a equipe, redução no tempo de procedimento e menor exposição do paciente à radiação e aos riscos inerentes à intervenção (figura 4).
Aplicação em Cardiologia |
Vale lembrar que o Somatom Definition Edge também incorpora todas as tecnologias avançadas relacionadas e necessárias à aquisição de estudos cardiovasculares com maior precisão, alta definição, baixas doses de radiação e redução de artefatos. Apresenta uma das resoluções temporais mais rápidas do mercado (140 ms), permitindo realizar estudos das artérias coronárias mais precisos e com controle menos rígido da frequência cardíaca. |
Figura 1. Dupla energia identifica depósito de cristais de monourato de sódio.
Figura 4. Vertebroplastia com navegação em tempo real.
Figura 2 A e B. Tomografia de corpo para detecção de lesão óssea focal em caso de mieloma múltiplo
Figura 3. A: Reconstrução com redução de artefato em exame angiográfico de paciente com prótese de quadril. B: Redução de artefato para melhor avaliação da interface osso-metal em artroplastia dos quadris
Principais benefícios do Somatom Definition Edge |
|
Assessoria Médica |
---|
Dr. Alipio Gomes Ormond Filho [email protected] Dr. Marcelo Nico [email protected] Dr. Marco Túlio Gonzalez [email protected] Dr. Xavier Stump [email protected] |
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública