A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, em junho deste ano, uma nova indicação para a vacina meningocócica ACWY (conjugada – CRM197), liberada no Brasil para uso em 2011.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, em junho deste ano, uma nova indicação para a vacina meningocócica ACWY (conjugada – CRM197), liberada no Brasil para uso em 2011. De acordo com a recomendação, crianças a partir de 2 anos de idade agora já podem ser imunizadas com dose única, o que antes se aplicava apenas a adultos e adolescentes com mais de 11 anos.
Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, o Brasil registrou, em 2011, 20.756 casos de meningite, tendo sido 13,7% confirmados como doença meningocócica, causados, em especial, pelos sorogrupos C e B da Neisseira meningitidis, que são os mais prevalentes no País.
A vacina meningocócica quadrivalente conjugada é indicada na imunização ativa de crianças e adultos com risco de exposição à Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W-135 e Y. Vale adicionar que essa vacina também é o imunizante de escolha para viajantes que desejam se prevenir contra a meningite. Além de a epidemiologia global dessa doença falar a favor de uma imunização mais ampla, a variação na distribuição dos sorogrupos da bactéria entre os diferentes países justifica a necessidade do emprego de um produto de maior espectro.
Exoma identifica nova variante patogênica germinativa no gene CEBPA, associado à doença
Estudos recém-publicados mostram relação causal entre vacinação contra herpes-zóster.
Ultrassonografia favorece o diagnóstico de condições que afetam a unha e suas estruturas.
Marcadores genéticos para doença hepática esteatótica podem contribuir para um manejo personalizado.