Alterações da glicemia e suas diferentes manifestações e repercussões: tipos de diabetes mellitus, risco de fratura e hipoglicemia reacional
Diabetes mellitus é um diagnóstico que inclui a hiperglicemia geralmente associada a outras repercussões sistêmicas. É indiscutível a necessidade de controle da glicemia, assim como a avaliação e o monitoramento de órgãos específicos.
No material de apoio à participação do Fleury no XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes 2023, destacamos a necessidade de um olhar especial para a composição corporal e a saúde óssea da pessoa com diabetes, levando em consideração particularidades do risco de fratura nessa população. Com objetivo de refinar essa avaliação, a realização do Trabecular Bone Score (TBS) pode ajudar.
Trazemos também uma discussão sobre a realização da quantificação do anticorpo antitransportador de zinco 8 (anti ZnT8) na investigação do diabetes tipo 1 e lembramos as formas mais raras de diabetes mellitus, monogênicas, cujo diagnóstico preciso pode determinar tratamento específico e conferir implicações para o prognóstico e aconselhamento genético.
Ainda no campo dos testes genéticos, além dos tradicionais painéis para DM tipo MODY, lançamos um painel para investigação de obesidade grave de início antes dos 5 anos de idade, quando existe suspeita de obesidade monogênica.
Finalmente, apresentamos o teste de refeição mista, hoje considerado o padrão-ouro para investigação de hipoglicemia reacional, substituindo a curva glicêmica.
Acesse os materiais desenvolvidos pela nossa equipe de Endocrinologia:
Anticorpo anti-Znt8 no diagnóstico do diabetes mellitus tipo 1
Composição corporal por densitometria: princípios e aplicação clínica
Diabetes monogênico: quando suspeitar e como investigar?
Princípios e aplicação do escore trabecular ósseo (TBS) na prática clínica
Consultoria Médica:
Dr. José Viana Lima Junior
[email protected]
Dra. Maria Izabel Chiamolera
[email protected]
Dr. Pedro Saddi
[email protected]
Dra. Rosa Paula M. Biscolla
[email protected]
Dr. Rui Maciel
[email protected]
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública