Mais conhecida como #VemProUro, a Campanha de Conscientização da Saúde do Adolescente Masculino foi idealizada pelo Dr. Daniel Suslik Zylbersztejn, médico coordenador do Fleury Fertilidade, e encampada pela SBU desde 2018 justamente para chamar a atenção de toda a sociedade a respeito da importância de os adolescentes masculinos serem acompanhados anualmente durante a puberdade por um médico, tal qual as meninas fazem com o ginecologista, em geral a partir do início dos ciclos menstruais.
A iniciativa não possui um caráter corporativista, pois a ideia central é que o adolescente possa ter a oportunidade de frequentar qualquer médico que atenda adolescentes, seja hebiatra, seja clínico geral, seja médico de família e, claro, seja o próprio urologista, o especialista reconhecidamente capaz de cuidar das questões relacionadas à saúde masculina como um todo.
Esse acompanhamento e convívio com um médico geram uma relação de confiança, proporcionando aos meninos a oportunidade de fazer questionamentos dos mais variados quanto à sua saúde e às transformações de seu corpo durante a puberdade. Ademais, trata-se de um momento único para o profissional de saúde atuar na promoção de saúde e prevenção de doenças entre essa população, tão carente de informações seguras e de qualidade.
Assuntos como uso de drogas, narguilé e cigarros eletrônicos, abuso de álcool, utilização de preservativo, infecções sexualmente transmissíveis (IST), prevenção de gravidez, estilo de vida saudável e vacinação, além de detecção de doenças como fimose e varicocele – principal causa de infertilidade masculina na vida adulta –, são exemplos do que pode ser oferecido em consultas de rotina nessa fase da vida.
Neste ano de 2022, a #VemProUro está abordando as IST, em especial o HPV e a importância da imunização dos meninos já no período inicial da adolescência, antes da primeira relação sexual. O HPV é a principal causa de câncer de colo do útero e também está associado ao câncer de pênis, de orofaringe e anal. Entretanto, menos de 40% dos adolescentes masculinos têm as duas doses da vacina contra esse vírus, também segundo dados de 2021 do Ministério da Saúde.
O fato é que o entendimento da relevância de o adolescente masculino passar por consulta médica periódica é vital para que possamos mudar a realidade contida nos números aqui apresentados e constatada na alta prevalência de doenças na população masculina adulta e madura.
Consultoria médica
Dr. Daniel Suslik Zylbersztejn
[email protected]
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
Pode ser utilizada para detectar o DNA da bactéria Leptospira spp. no plasma.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.