Você sabe por que novembro é dedicado à saúde do homem? Com base no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro, a Austrália criou, em 2003, o Novembro Azul, um movimento inédito com o objetivo de chamar a atenção para essa doença, que acomete cerca de 1,5 milhão de homens a cada ano no mundo e que, só em 2020, respondeu por 400 mil mortes. A inspiração australiana veio da iniciativa Movember, resultante de um jogo de palavras de moustache (bigode) e november, presente em vários países, que incentivava o bigode a crescer como sinal de conscientização sobre doenças masculinas e o suicídio.
No Brasil, a campanha foi lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008, estimulada pela consolidação e pelo sucesso do Outubro Rosa, sob o nome Um Toque, um Drible, com referências ao esporte mais popular entre os homens. Em 2011, passou a ser denominada Novembro Azul, tendo sido encampada também pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), de modo que sua importância no ecossistema de saúde do nosso país se tornou inestimável.
Focado inicialmente na prevenção e na detecção precoce do câncer de próstata, doença que configura a segunda causa de morte por câncer no Brasil, com 65 mil casos a cada ano, o Novembro Azul vem tomando uma dimensão muito maior, pois busca trazer informações sobre os mais variados aspectos gerais da saúde masculina, não se limitando apenas à saúde geniturinária. Isso se justifica por ainda termos uma grande discrepância nos cuidados entre os dois gêneros biológicos, fato objetivamente constatado nos sete anos a mais, em média, de expectativa de vida das mulheres em relação à dos homens.
Mais recentemente, em 2018, a SBU lançou uma nova campanha, a #VemProUro, sobre a Conscientização da Saúde do Adolescente Masculino. Segundo dados do Ministério da Saúde, hoje temos 2,5 vezes menos meninos realizando consultas no SUS em comparação com meninas da mesma idade, além de 18 vezes menos consultas de garotos aos urologistas em comparação às consultas das meninas aos ginecologistas. Com certeza, esses dados contribuem para explicar a diferença da longevidade entre mulheres e homens em pleno século XXI.
Com essas duas campanhas voltadas à população masculina em curso, o objetivo principal é modificar a cultura do cuidado da saúde no sexo masculino. Assim, pretende-se que o homem construa o hábito de cuidar da sua saúde desde cedo, de modo que a visita ao urologista na quinta década de vida se transforme de um acontecimento extraordinário para apenas mais uma consulta de rotina.
O Fleury e seu Centro de Medicina Reprodutiva, o Fleury Fertilidade, entendem a importância dessas campanhas e participam ativamente para mudar esse paradigma e ajudar a transformar a cultura de cuidados à saúde do homem desde sua adolescência. O ato de promover saúde e prevenir doenças, mostrando para a população a relevância dessas atitudes, pode reduzir as discrepâncias observadas na qualidade e na expectativa de vida entre os sexos.
Consultoria médica
Dr. Daniel Suslik Zylbersztejn
[email protected]
Médico coordenador do Fleury Fertilidade
Idealizador e coordenador da Campanha #VemProUro
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