Recurso investiga doenças que afetam respiração, deglitinação, voz e fala
A nasofaringolaringofibrovideoscopia avalia a morfologia e a função das estruturas existentes nas vias aéreas superiores (cavidades nasais, faringe e laringe), registrando as imagens captadas em fotos e em vídeo, além de gravar a voz do indivíduo que está sendo submetido ao exame. Para sua realização, que dispensa cuidados prévios e sedação, são introduzidos, nas narinas do paciente, endoscópios flexíveis de pequeno diâmetro (2,7 ou 3,0 milímetros), que percorrem as vias respiratórias até as pregas vocais. Com o intuito de reduzir o desconforto provocado pela passagem dos endoscópios, aplicam-se, nas cavidades nasais, algumas gotas de medicação anestésica associada a um remédio vasoconstritor. Esse recurso diagnóstico está indicado para portadores de doenças que afetam a respiração, a deglutição, a voz e a fala. Pode ser feito em indivíduos de todas as idades, mas, em crianças, depende do grau de colaboração do paciente.
Diagnóstico na rede
As imagens obtidas na nasofaringolaringofibrovideoscopia ficam disponíveis na Internet, junto com o laudo do resultado do exame. Tanto o paciente quanto o médico solicitante podem acessar esses dados, usando a identificação e senha individuais fornecidas pelo Fleury - Centro de Medicina Diagnóstica. Solicite a sua identificação e senha.
Condições investigadas pela nasofaringolaringofibrovideoscopia:
Laringes |
---|
Cóanos e rinofaringe |
Cavidades nasais: |
• Desvio de septo • Sinusites e rinites • Sinusites e rinites • Hipertrofia das conchas nasais • Pólipos e cistos • Tumores • Distúrbios do olfato |
• Imperfuração cóanal • Hipertrofia da tonsila faríngea (adenóide) • Incompetência/insuficiência velo-faríngica • Ronco e apnéia do sono • Hipertrofia da tonsila tubária • Disfunção da tuba auditiva • Tumores |
• Disfonias funcionais e orgânicas • Tumores e malformações • Cistos e nódulos • Refluxo gastroesofágico |
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
Pode ser utilizada para detectar o DNA da bactéria Leptospira spp. no plasma.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.