Sempre buscando oferecer excelência técnica e segurança ao paciente, o Fleury foi o primeiro Centro de Medicina Diagnóstica independe de hospitais a montar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que funciona de forma descentralizada, com várias unidades em todo o País. O NSP cresceu e ganhou notoriedade, reforçando uma cultura de busca contínua pela segurança do paciente por meio da prática do dia a dia nas unidades de atendimento.. A seguir, contamos um pouco dessa linda trajetória.
Descrição de processos
Entre 2016 e 2017, o Fleury passou a descrever seus processos para tornar a assistência prestada ao paciente ainda mais segura, o que demandou meses de estudo sobre todo o material que já havia sido divulgado em âmbito nacional e internacional sobre o tema. Uma vez que ainda não existiam diretrizes para o nicho de atuação de Medicina Diagnóstica, mas apenas publicações sobre hospitais. Foram feitas diversas adaptações para a realidade da organização em relação ao modo de atuação com base nos pilares da OMS, notificações e formação de indicadores.
Os primeiros protocolos de segurança e acreditação
Em 2019, o NSP implementou protocolos de queda e alergias e atuou para que o Fleury aderisse ao Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI), conferido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), um programa de adesão voluntária que visa ao aprimoramento de clínicas de Medicina Diagnóstica em benefício à assistência segura dos pacientes.
Sistema de notificações
Tudo que gera incidentes aos pacientes nas unidades do Fleury é de conhecimento de todos por conta de um sistema de notificações. Qualquer colaborador médico ou não médico pode notificar a ocorrência, assim como também os pacientes podem sinalizar o incidente a qualquer colaborador. Esses dados, assim, se tornam indicadores nos quais é possível atuar de forma mais ágil e eficaz.
Fórum do NSP
Os incidentes são classificados como moderados e graves e levados para o fórum de discussão, chamado fórum do NSP, encontro no qual o time multiprofissional apoia a investigação e as ações propostas, com uma comissão avaliadora que analisa se a investigação foi bem conduzida e se as ações de melhoria foram resolutivas.
A pandemia
O ano de 2020 desafiou sobremaneira os serviços de saúde com a pandemia do Covid-19. Tendo o NSP como expoente, o Fleury elaborou um protocolo assistencial para Covid-19 em tempo recorde, de autoria multiprofissional, e mantém uma equipe dedicada 24 horas a atualizar o protocolo a cada novo panorama para o enfrentamento da pandemia.
Time out em ambiente de ressonância magnética
O ano de 2021 foi marcado pela melhoria na segurança da ressonância magnética, com a criação do time out. De forma semelhante ao que ocorre nos centros cirúrgicos, a iniciativa faz um checklist dos principais pontos do questionário respondido pelo paciente. Após a troca de roupa e imediatamente antes da entrada do paciente na sala de exame, um biomédico, um técnico de enfermagem e o próprio paciente conferem os principais pontos de segurança para aquele ambiente.
Identificação segura: pulseira de identificação e smartcheck
Ainda de 2021, mas evoluindo durante 2022 e 2023, o Fleury focou na implementação do smartcheck e na pulseira de identificação do paciente. O processo consiste na utilização de uma ferramenta e de um programa de checagem do código de barras para identificar o paciente com a utilização da ficha de atendimento, do código de barras de todas as etiquetas dos exames a serem realizados e da pulseira de identificação, além, é claro, do uso dos processos convencionais de confirmação de identificação com dois itens diferentes. Assim foi feita a implantação de mais uma barreira para evitar troca de pacientes..
Trilhas educacionais no reforço à cultura de segurança do Paciente
O NSP formou trilhas educacionais para reforçar a cultura de segurança do paciente em ambiente virtual com a interação do usuário. Além disso, as lideranças estratégicas indicaram colaboradores que fossem notórios, influentes e resilientes, os denominados embaixadores do NSP.
Embaixadores do NSP
São representantes da operação, da área corporativa, das áreas técnicas e médica. Cada marca ou regional do Grupo Fleury tem seu embaixador, que apoia as ações diárias e as notificações de incidentes, bem como a investigação de causa, análise e plano de ação, além de fortalecer a cultura de segurança na organização.
Ano de 2023 e “vamos fazer ouvir a voz da paciente”
Neste ano, pacientes, familiares, representantes e profissionais de saúde trabalham em parceria ativa em vários níveis, que atravessam todo o sistema de saúde. O engajamento de pacientes e familiares é um contínuo que abraça três esferas: cuidado direto, desenho organizacional, governança e política pública.
Os pacientes devem ser considerados como membros da equipe de saúde e detentores de conhecimento baseado na sua experiência, conferindo, assim, legitimidade e poder para engajar-se em todos os aspectos da segurança do seu cuidado. Com isso, obtêm-se vários aspectos positivos para o cuidado, tais como aumento da aderência ao tratamento, maior confiança e satisfação com o cuidado recebido, redução da ocorrência de eventos adversos e readmissões hospitalares, contribuição para um diagnóstico mais preciso e com maior agilidade e promoção de melhor qualidade do cuidado em saúde.
Campanhado NSP no Fleury para 2023:
“Eu escuto genuinamente a voz dos pacientes”
“Eu acredito na voz do paciente”
“Eu compartilho conhecimento com o paciente”
Para uma assistência à saúde mais segura, é imperativo ouvir ativamente a voz dos pacientes.
Consultoria médica
Dra. Laís Vissotto Garchet Santos Reis
[email protected]
Dra. Paola Smanio
[email protected]
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública