A dermatite de contato é uma inflamação que ocorre na epi - derme e na derme como resultado do contato direto entre uma determinada substância e a pele. De uma maneira geral, divide-se em duas categorias: a irritativa e a alérgica. Enquan - to a primeira resulta da exposição a substâncias que causam na pele irritação física, mecânica ou química, a alérgica deriva de um mecanismo imunológico e, assim, necessita da fase de sensibilização e da fase efetora.
A fase de sensibilização tem início com uma primeira ex - posição ao alérgeno, que, em contato com a pele, é capturado por células de Langerhans, que o processam e o apresentam aos linfócitos T, os quais se ativam, se multiplicam e produzem células de memória. Estas, quando em contato com a mesma substância novamente, desencadeiam uma resposta imunoló - gica chamada de dermatite de contato alérgica.
A condição aparece de 12 a 24 horas após a exposição ao alérgeno, apresenta um pico em torno de três a cinco dias e pode durar de três a quatro semanas se não for adequada - mente tratada.
Do ponto de vista clínico, os quadros irritativo e alérgico se assemelham muito e cursam com eritema e edema. O prurido, porém, sobressai na forma imunomediada.
Como confirmar o quadro alérgico
O diagnóstico da dermatite de contato alérgica depende so - bremaneira da identificação do agente causal para que, assim, a família possa ser orientada em relação à prevenção. Tudo co - meça com uma história clínica detalhada, acompanhada de um exame físico minucioso.
O método complementar padrão-ouro para subsidiar o diagnóstico é o patch teste, um exame que envolve a coloca - ção de adesivos com alérgenos na pele da criança, em geral no dorso, por 48 horas. Ao fim desse período, retira-se o material para uma primeira leitura, feita por médico alergista espe - cializado no procedimento e em sua interpretação. Cerca de 96 horas depois, procede-se a uma segunda leitura.
Considerando-se a textura mais tenra e delicada da pele na criança, foi desenvolvido para a população infantil o patch teste pediátrico, que utiliza concentrações meno - res dos antígenos.
No Fleury, esse exame é realizado exclusivamente no Centro de Alergia e Imunologia Integrada, na Unidade Itaim, em crianças a partir de 1 ano de idade, sempre com agendamento prévio.
CONSULTORIA MÉDICA
Dra. Barbara Gonçalves da Silva
barbara.silva@grupofleury.com.br
Dra. Fernanda Picchi Garcia
fernanda.picchi@grupofleury.com.br
Dra. Rafaella Leão Faig
rafaella.faig@grupofleury.com.br
Dr. Luís Eduardo Coelho Andrade
Para melhorar desfechos clínicos nessa seara, Fleury estrutura serviço para o cuidado dessas lesões
Fleury conta com todos os recursos para a investigação, incluindo um setor de provas funcionais.
Ressonância magnética é útil especialmente em casos mais complexos da doença
Publicação destaca o diagnóstico por imagem das doenças neurometabólicas.