A patologia do Fleury avalia peças ósseas cirúrgicas para estudo do efeito do tratamento quimioterápico, em casos de pacientes com neoplasias ósseas malignas (osteossarcoma, sarcoma de Ewing , fibroistiocitoma e outros sarcomas ósseos mais raros).
Essa avaliação se baseia no protocolo estabelecido pelo Grupo Brasileiro de Tratamento de Osteossarcoma, que inclui os seguintes procedimentos:
Representação da massa tumoral, através de um mapeamento utilizando-se uma grade com fotografia macroscópica ou imagem digitalizada da peça cirúrgica.
Estudo das margens cirúrgicas ósseas, articulares e de partes moles.
Determinação da localização, extensão e características do tumor.
Avaliação da necrose tumoral pós-quimioterapia.
Necrose tumoral é caracterizada por morte das células neoplásicas, picnose e fragmentação nuclear ou desaparecimento do tecido tumoral, que é substituído por estroma hialinizado e vascularizado.
O índice de resposta ao tratamento quimioterápico é graduado utilizando-se a classificação de Huvos (1991), que consiste na detecção de células viáveis.
Viabilidade de neoplasia pós-QTX (Huvos, modificado 1991)*
A peça cirúrgica pode ser retirada em hospitais pela equipe do Fleury, mediante o contato prévio do médico assistente com o laboratório.
Etapas importantes para essa avaliação incluem a fixação do espécime em formalina a 10% tamponada, que preserva melhor o tecido, e descalcificação com ácido nítrico a 7,5%. O procedimento técnico adequado permite uma avaliação fidedigna do grau histológico da resposta ao tratamento.
Referências bibliográficas
American Joint Committee on Câncer (AJCC). Câncer satging handbook, from the AJCC Câncer Staging Manual. 6 th Ed. Spring-Verlag, New York, 2002, pp.213-9.
Dorfman HD, Czerniak B. Bone Tumors. 1 st Ed.Mosby, St. Louis-Missouri, 1998.
Fletcher CDM, Unni KK, Mertens F. (Eds.) WHO CLASSIFICATION OF TUMORS. Pathology genetics of tumors of soft tissue and bone. IARC Press Lyon 2002, pp. 226.
Manual de Padronização de Laudos Histopatológicos da Sociedade Brasileira de Patologia. 3ª Edição, Reichmann e Autores Editores, 2005.
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
Pode ser utilizada para detectar o DNA da bactéria Leptospira spp. no plasma.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.