O hipotiroidismo, caracterizado por diminuição dos níveis de T4 e consequente aumento do TSH, é uma das doenças endócrinas mais comuns, com prevalência de 6% a 20% da população.
A suplementação com levotiroxina configura o tratamento de escolha e, quando altas doses desse hormônio são utilizadas sem normalização do TSH, devem ser afastados o uso irregular da medicação e as causas de má absorção ou alteração no metabolismo da substância.
Causas de má absorção ou alteração no metabolismo da levotiroxina
Doença gastrointestinal
Interferência medicamentosa
Dieta
Outros
A prova de absorção da levotiroxina é indicada para pacientes que usam o hormônio e mantêm dosagens elevadas de TSH, sem que nenhum interferente seja encontrado. O exame, disponível no Fleury, compreende seis dosagens de T4 total, basal e após administração de 1.000 mcg de levotiroxina sintética nos tempos 60, 120, 180, 240 e 300 minutos. Um valor de absorção acima de 60%, calculado com base no pico de T4, no IMC e na dose administrada, é considerado normal, descartando má absorção.
Vale ponderar que o teste pode ser feito em pacientes de 15 a 65 anos e que, no caso de uso de medicamento para tratar arritmias, insuficiência ou qualquer outra alteração cardíaca, os pacientes devem ter liberação do médico que os acompanha para que possam realizar a prova.
Referências:
Lips D et al. Diagnosis and treatment of levothyroxine pseudomalabsorption. Neth J Med 2004, 62 (4): 114-118. Ergin AB; Kennedy AL; Gupta MK; Hamrahian AH.The Cleveland Clinic Manual of Dynamic Endocrine Testing. Springer, 2015
CONSULTORIA MÉDICA
Dr. José Viana Lima Junior
Dra. Maria Izabel Chiamolera
Dra. Milena G. Teles Bezerra
Dra. Rosa Paula M. Biscolla
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública