Um estudo feito por pesquisadores do Fleury avaliou quais variáveis clínicas e achados da prova funcional tornam relevante o aparecimento de dilatação transitória do ventrículo esquerdo em pacientes com cintilografia de perfusão miocárdica normal.
Um estudo feito por pesquisadores do Fleury avaliou quais variáveis clínicas e achados da prova funcional tornam relevante o aparecimento de dilatação transitória do ventrículo esquerdo (TID >1,22) em pacientes com cintilografia de perfusão miocárdica normal – o que pode estar associado a estenoses acima de 90% em artérias importantes ou à doença multiarterial.
Para tanto, o grupo analisou retrospectivamente os dados de 9.389 indivíduos com cintilografia de perfusão miocárdica normal, tendo observado a associação entre as variáveis clínicas (sexo, idade, presença de hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, tabagismo, doença coronariana e dor típica) e os dados da prova funcional (teste ergométrico ou prova farmacológica com dipiridamol) com TID >1,22, bem como a interferência do tamanho do coração (FEVE >75%). Em seguida, os achados foram submetidos à regressão logística para avaliar a contribuição independente de cada variável na predição de TID >1,22.
De acordo com os resultados, sexo feminino, idade avançada (>65 anos), hipertensão arterial, diabetes, doença coronariana, revascularização prévia, dor típica e prova farmacológica com dipiridamol alterada mostraram-se variáveis estatisticamente significativas para a presença de TID elevado (p<0,05). A doença coronariana se associou à dilatação quando o tamanho do coração foi excluído, enquanto a hipertensão e a faixa etária superior a 65 anos tiveram contribuição independente para o aumento do TID. “A presença de dilatação transitória é uma variável que deve ser considerada ao avaliar o risco do paciente, mesmo diante de perfusão miocárdica normal”, conclui o assessor médico do Fleury em Medicina Nuclear, Marco Antonio Condé de Oliveira.
Cintilografia de perfusão miocárdica aponta hipocaptação na parte interna da cavidade do ventrículo esquerdo (isquemia subendocárdica), que parece aumentar de tamanho no estresse.
ARQUIVO FLEURY
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública