De uso corrente na Europa e nos EUA desde a última década e liberado pela Anvisa em 2013, o agente de contraste ultrassonográfico Sonovue® (Bracco – Itália) apresenta-se como uma nova ferramenta diagnóstica relacionada à ultrassonografia.
De uso corrente na Europa e nos EUA desde a última década e liberado pela Anvisa em 2013, o agente de contraste ultrassonográfico Sonovue® (Bracco – Itália) apresenta-se como uma nova ferramenta diagnóstica relacionada à ultrassonografia, configurando uma alternativa nos casos em que a tomografia computadorizada e a ressonância magnética são contraindicadas.
O contraste ultrassonográfico fica confinado ao espaço vascular e tem poucas contraindicações, que se restringem a doenças cardíacas isquêmicas recentes ou instáveis, desvios direita/esquerda conhecidos e hipertensão pulmonar grave. Por não ser nefrotóxico, não há necessidade de testes sanguíneos preliminares e a taxa de reações anafiláticas possivelmente fatais reportadas é extremamente baixa, menor que 0,002%. Entretanto, seu uso ainda não foi aprovado no Brasil para mulheres grávidas, lactantes e crianças.
Quando usar essa modalidade de ultrassom?
Após injeção do Sonovue® em veia periférica, é possível avaliar, de maneira dinâmica, a presença e o padrão de realce do meio de contraste durante sua passagem pelo órgão estudado. Entre as principais aplicações, destacam-se:
Hepatocarcinoma caracterizado, ao estudo ultrassonográfico com contraste, por artéria nutriente com aspecto “em garra”, realce arterial progressivo e global e rápido washout na fase tardia.
| Assessoria Médica |
|---|
| Dr. André Paciello Romualdo [email protected] |
Ginecologista, o relógio biológico de sua paciente está correndo.
Saiba como contornar os desafios na interpretação dos resultados da dosagem de prolactina
Strain atrial: uma nova ferramenta clínica para avaliação da função cardíaca
Nirsevimabe ajuda a prevenir a infecção e complicações causadas pelo VSR em lactentes