A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma das doenças mais frequentes na população masculina. Associada ao envelhecimento, afeta aproximadamente metade dos homens aos 50 anos e 90% daqueles com mais de 90 anos¹. Uma grande proporção de pacientes com HPB apresenta sintomas urinários, entre os quais dificuldade para urinar, sensação de mau esvaziamento da bexiga, necessidade de urinar várias vezes durante o dia e durante a noite e até mesmo escapes de urina. Tais manifestações comprometem de modo significativo a qualidade de vida e geralmente são progressivas com o passar do tempo.
O tratamento é realizado de modo inicial com medicamentos que promovem diminuição do tamanho da próstata e facilitam a passagem da urina. No entanto, a terapia medicamentosa pode não promover alívio satisfatório dos sintomas, além de estar associada a efeitos adversos, como queda da pressão arterial ao se levantar, redução da função sexual e ejaculação retrógrada².
Para os casos em que os fármacos não funcionam, a opção passa a ser cirúrgica. O procedimento mais clássico para tratar a HPB é a chamada ressecção endoscópica da próstata, que traz bons resultados, mas tem alta taxa de complicações, tais como ejaculação retrógrada em cerca de 70% dos casos, disfunção erétil, estreitamento da uretra, infecção urinária e sangramento urinário³. Ademais, requer anestesia raquidiana ou geral, com necessidade de internação hospitalar média de três dias.
A terapia com vapor de água
Como alternativa à cirurgia para os casos refratários ao tratamento medicamentoso, chegou ao Brasil uma nova modalidade terapêutica para a HPB, utilizada nos Estados Unidos desde 2015 – o Rezum®, baseado em injeções de vapor de água na próstata⁴. O procedimento é realizado em regime ambulatorial ou de hospital-dia, com uso de sedação anestésica semelhante à empregada na endoscopia digestiva, tendo duração de poucos minutos e alta em menos de duas horas. Por meio de um pequeno aparelho com câmera, introduzido na uretra, a próstata recebe o vapor de água, que se difunde uniformemente por todo o tecido-alvo por convecção, desencadeando morte celular instantânea.
Observam-se resultados a partir de um mês do procedimento. A redução média do volume total da próstata em seis meses após a aplicação do Rezum® é de aproximadamente 30%⁵. Com isso, há melhora adicional dos sintomas urinários, ganho no fluxo urinário e esvaziamento vesical satisfatório. A terapia também não causa sangramento e traz baixo risco de ejaculação retrógrada.
Um estudo com seguimento de cinco anos de pacientes submetidos à terapia com vapor de água evidenciou significativa e duradoura melhora das manifestações clínicas, bem como aumento do fluxo urinário, com baixa taxa de retratamento cirúrgico e ausência de comprometimento da função sexual⁶.
O Rezum® está disponível no Fleury Hospital Dia, confira os benefícios de atender seus pacientes em nosso ambiente:
Referências
1. Zhang SJ, Qian HN, Zhao Y, et al. Relationship between age and prostate size. Asian J Androl 2013; 15: 116–120.
2. Magistro G, Chapple C, Elhilali M, et al. Emerging minimally invasive treatment options for male lower urinary tract symptoms. Eur Urol 2017; 72: 986–997.
3. McVary KT, Roehrborn CG, Avins AL, et al. American Urological Association Guideline: Management of benign prostatic hyperplasia (BPH). Linthicum, MD: American Urological Association Education and Research, Inc., http://www.auanet.org/guidelines.
4. Mynderse L, Hanson D, Robb R, et al. Rezum system water vapor treatment for lower urinaryntract symptoms/benign prostatic hyperplasia: validation of convective thermal energy transfer and characterization with magnetic resonance imaging and 3-dimensional renderings. Urology 2015; 86: 122–127.
5. Westwood J, Geraghty R, Jones P, Rai BP, Somani BK. Rezum: a new transurethral water vapour therapy for benign prostatic hyperplasia. Ther Adv Urol. 2018 Aug 12;10(11):327-333.
6. McVary KT, Gittelman MC, Goldberg KA, Patel K, Shore ND, Levin RM, Pliskin M, Beahrs JR, Prall D, Kaminetsky J, Cowan BE, Cantrill CH, Mynderse LA, Ulchaker JC, Tadros NN, Gange SN, Roehrborn CG. Final 5-Year Outcomes of the Multicenter Randomized Sham-Controlled Trial of a Water Vapor Thermal Therapy for Treatment of Moderate to Severe Lower Urinary Tract Symptoms Secondary to Benign Prostatic Hyperplasia. J Urol. 2021 Sep;206(3):715-724.
Consultoria Médica
Dr. José Carlos Truzzi
[email protected]
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública