De forma pioneira nos serviços de Medicina Diagnóstica em ambiente extra-hospitalar, o Fleury idealizou e implementou, em 2015, um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
De forma pioneira nos serviços de Medicina Diagnóstica em ambiente extra-hospitalar, o Fleury idealizou e implementou, em 2015, um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Formado por um grupo multidisciplinar de médicos e enfermeiros e alinhado a instituições nacionais e internacionais sobre o tema, o NSP preza pela garantia de um atendimento seguro ao paciente, em um fluxo que contempla desde o agendamento até a execução dos exames e a entrega dos resultados.
Na prática, o serviço monitora integralmente o processo de atendimento, com registro sistemático de todos os desvios ocorridos, promovendo ações imediatas para mitigar riscos inerentes à trajetória dos pacientes. Assim, foca na identificação correta do indivíduo, na prevenção de quedas nas unidades e nos ambientes corporativos, no cumprimento das normas de padrão de higiene das mãos em serviços de saúde e na rotina de segurança de prescrição, uso e administração de medicamentos.
Todos os incidentes classificados como near miss ou quase-falha, evento adverso sem dano, evento adverso com dano e evento adverso não evitável ou intercorrência médica são notificados. Esses conceitos, relacionados a unidades hospitalares, foram adaptados à realidade ambulatorial do Fleury, com ênfase em Medicina Diagnóstica. No histórico de dois anos de dados registrados pelo NSP, os maiores ofensores têm sido as reações alérgicas e as quedas, que, em 2016, por exemplo, corresponderam a 52% e a 31% de todos os eventos ou intercorrências, respectivamente.
Com essa visão, as análises obtidas permitem criar ações específicas de prevenção. Ainda neste ano, as unidades vão adotar o método de identificação dos pacientes suscetíveis a uma situação de risco específica por pulseira colorida, inicialmente com destaque para alergia e queda. Para elegibilidade, além das características pessoais e de saúde de cada indivíduo, o serviço levará em consideração o exame a ser realizado.
Em todo esse processo, o mais importante é a participação conjunta dos médicos e pacientes, já que tais procedimentos devem sempre ser compartilhados com os usuários, que podem informar qualquer situação de dano potencial observada ao longo do atendimento, auxiliando o Fleury a aplacar os riscos.
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública