Doença multissistêmica rara, de etiologia genética e herança autossômica dominante, é caracterizada por alterações mucocutâneas e por uma alta incidência de tumores e hamartomas viscerais.
Doença rara, de etiologia genética e herança autossômica dominante, a síndrome de Cowden (SC) é um quadro multissistêmico caracterizado por alterações mucocutâneas e, especialmente, por uma alta incidência de tumores e hamartomas viscerais, a exemplo de doença fibrocística da mama, adenomas de tiroide, cistos de ovário, neuromas, lipomas subcutâneos e pólipos gastrointestinais, além de carcinomas mamários, tiroidianos e cutâneos, entre outros.
A SC está associada a mutações no PTEN, um gene supressor de tumor localizado no cromossomo 10q23.31, presentes em cerca de 85% dos pacientes. O achado dessa alteração confirma o diagnóstico da síndrome e sua pesquisa está indicada para indivíduos que preenchem os critérios para o estudo genético da condição.
No Fleury, o teste genético para SC pode ser realizado pela avaliação isolada do PTEN ou por meio de painéis multigênicos para neoplasias hereditárias que o englobem em sua análise, a exemplo do painel genético para câncer de mama e ovário e do painel expandido para câncer hereditário.
Hamartoma visto por miscroscopia.
Critérios para a pesquisa genética para síndrome de Cowden/tumor hamartoma relacionado ao gene PTEN (SC/STHP)
Critérios maiores:
Critérios menores:
O indivíduo preenche os critérios diagnósticos clínicos se possui:
O indivíduo é considerado de risco para SC/STHP se possui:
Assessoria Médica |
---|
Genética Dr. Caio Robledo Costa Quaio caio.quaio@grupofleury.com.br Dr. Carlos Eugênio Fernandez de Andrade carlos.andrade@grupofleury.com.br Dr. Wagner Antonio da Rosa Baratela wagner.baratela@grupofleury.com.br |
Participação incluirá simpósio sobre diagnóstico de disfunções endocrinológicas na infância
Para melhorar desfechos clínicos nessa seara, Fleury estrutura serviço para o cuidado dessas lesões
Fleury conta com todos os recursos para a investigação, incluindo um setor de provas funcionais.
Publicação destaca o diagnóstico por imagem das doenças neurometabólicas.