Tempo de tela e de sono interfere no desenvolvimento cognitivo das crianças | Revista Médica Ed. 3 - 2018

Recentemente, o periódico The Lancet Child & Adolescent Health publicou os resultados de uma pesquisa que avaliou se alguns tipos de comportamentos relacionados ao movimento influenciam o desenvolvimento cognitivo de crianças de 8 a 11 anos de idade.

 

Recentemente, o periódico The Lancet Child & Adolescent Health publicou os resultados de uma pesquisa que avaliou se alguns tipos de comportamentos relacionados ao movimento influenciam o desenvolvimento cognitivo de crianças de 8 a 11 anos de idade. O trabalho, realizado nos Estados Unidos, analisou dados de 4.520 crianças participantes de um amplo estudo observacional, longitudinal, de dez anos – o Adolescent Brain Cognitive Development Study.

Os comportamentos avaliados abordaram os recomendados pelas Diretrizes Canadenses de Movimento durante 24 horas para crianças e jovens, publicadas em 2016: pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa por dia, envolvendo uma variedade de exercícios aeróbicos; duas horas ou menos de tempo de exposição a telas por dia e limite de períodos extensos na posição sentada; e de 9 a 11 horas de sono ininterruptas por noite, com horários consistentes para deitar e acordar. Os autores analisaram a relação da adesão a essas recomendações e a cognição global, avaliada por uma ferramenta dos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos.

Do total de participantes, 51% seguiam a recomendação do sono, 37%, a do tempo de exposição a telas, e 18%, a de atividade física. Grande parte (71%) das crianças atendia ao menos a uma recomendação, enquanto apenas 5% (n=216) adotavam as três recomendações.

O desempenho cognitivo global associou-se positivamente com cada recomendação adicional seguida. Em comparação à não adesão às recomendações, observou-se que o desempenho cognitivo foi melhor nas crianças que seguiam as três recomendações, nas que seguiam apenas o tempo de exposição a telas e naquelas que seguiam tanto o tempo de exposição a telas quanto as do sono.

Segundo os autores, os achados do estudo reforçam a importância de limitar o tempo de exposição a telas e encorajar o sono para melhorar o desempenho cognitivo em crianças.

Fontes:

Tremblay MS, et al. Canadian 24-Hour Movement Guidelines for Children and Youth: An Integration of Physical Activity, Sedentary Behaviour, and Sleep. Appl. Physiol. Nutr. Metab. 2016;41:S311–S327.

Walsh JJ, et al. Associations between 24 hour movement behaviours and global cognition in US children: a cross-sectional observational study. Lancet Child Adoles Health. 2018;2(11):783-91.